Lillard em ação na NBA. Foto: Divulgação/Milwaukee Bucks
O Milwaukee Bucks surpreendeu nesta terça-feira (1) e realizou movimentações no mercado da NBA. Buscando evoluir o elenco para a próxima temporada, a franquia contratou Myles Turner, pivô vice-campeão com o Indiana Pacers, por US$ 107 milhões (algo em torno de R$ 585 milhões) em quatro anos de vínculo.
Além disso, Damian Lillard foi dispensado de forma surpresa em uma manobra incomum usada pelos Bucks, que pagarão o salário do atleta até 2030, sendo mais de 20 milhões de dólares garantidos por ano. Ou seja, ele irá receber dinheiro mesmo sem jogar.
Segundo informações do jornalista Chris Haynes, o armador de 34 anos, que atrai o interesse do Miami Heat, não sabia da intenção da franquia em dispensá-lo. Giannis Antetokounmpo, por sua vez, não gostou da atitude da diretoria e também foi surpreendido pela notícia.
Giannis Antetokounmpo ganha reforço no garrafão
Todas essas movimentações desesperadas dos Bucks têm um motivo: entregar ao grego um time competitivo e evitar sua saída repentina. A contratação de Myles Turner reforça o garrafão e dá ao time uma nova cara dos dois lados da quadra. O pivô foi peça importante na caminhada de Indiana até as finais da NBA, mas acabou tendo pouco impacto na derrota para o Oklahoma City Thunder.
É possível cravar que neste momento que Milwaukee ainda está longe de ter uma equipe capaz de brigar contra as grandes forças da liga. Será necessário novos esforços no mercado para isso, algo que fica cada vez mais complicado ao passar do tempo. Vale lembrar que o time verde perdeu por 4 a 1 para o Indiana na primeira rodada dos playoffs passado.
Antetokounmpo, um dos melhores jogadores do mundo, já sinalizou algumas vezes que pretende ter ao seu redor um time qualificado para buscar um novo título; os Bucks venceram em 2020/21, com atuações históricas do atleta europeu.
Conferência leste da NBA está enfraquecida
Boston Celtics sem Jayson Tatuam e o Indiana Pacers sem Tyrese Haliburton. Os dois atletas romperam o tendão de Aquiles e estão fora da próxima temporada da NBA.
Neste cenário, dois fortes times praticamente abandonam as chances de título. Líder do leste na temporada passada, o Cleveland Cavaliers assume parte do favoritismo para 2025/26, assim como o New York Knicks, que foi finalista da conferência recentemente.

