
Arthur Elias, treinador da seleção brasileira feminina (Fotos : Lívia Villas Boas / CBF)
Sem sombra de dúvidas, um dos treinadores mais vitoriosos, se não, o mais vitorioso dos últimos anos no futebol feminino brasileiro é Arthur Elias. Grande nome por anos no Corinthians, ele agora atua como treinador da seleção brasileira feminina.
No Timão, Arthur fez sua carreira e foi um dos responsáveis pelos anos mágicos que o clube vive na modalidade feminina, e desde 2023, atua como treinador da seleção principal, substituindo Pia Sundhage após a Copa do Mundo Feminina de 2023, realizada na Austrália e Nova Zelândia.
De lá pra cá, ele lidera uma verdadeira renovação no elenco da seleção brasileira, mantendo nomes importantes e dando oportunidades para jovens jogadoras, visando transição e experiência para novos nomes. Arthur também tem em sua metodologia sempre trazer mudanças nas convocações, trazendo nomes que estão se destacando no momento da convocação.
Para se ter noção das mudanças promovidas por Arthur, apenas Marta e Kerolin estavam no time titular do jogo entre Brasil e Jamaica, último da seleção na Copa de 2023, e também como titulares no último da seleção brasileira feminina, em amistoso contra a França.
Números de Arthur Elias
Pela seleção brasileira feminina, Arthur Elias tem 30 jogos realizados, com 20 vitórias até o momento, incluindo campanhas de vice-campeã nas Olimpíadas de Paris em 2024 e também na Gold Cup Feminina de 2024.
Em 2025, até o momento foram realizados cinco jogos, com duas derrotas para Estados Unidos e França, além de três vitórias, duas contra o Japão e uma contra os Estados Unidos.
Estreia do Brasil na Copa América Feminina
O Brasil fará sua estreia na Copa América Feminina na próxima semana, contra a Venezuela, no dia 13 de julho, às 20h, no horário de Brasília. O duelo terá transmissão do canal de TV fechada Sportv.