
Meia será emprestado pela 11ª vez pelo Galo (Foto: Divulgação/Twitter [X] Atlético-MG)
Neste domingo (6), o Atlético-MG anunciou o empréstimo do meia Daniel Penha para o Dalian Yingbo, da China. O jogador será cedido ao clube, que disputa a Superliga local por uma temporada, segundo informação postada nas redes sociais atleticanas.
A cessão do atleta à equipe chinesa se dar com ‘direitos econômicos fixados’, o que pode abrir espaço para uma uma eventual aquisição do meio-campista. Valores de tal cessão ou demais termos não foram revelados, mas a negociação causou uma espécie de ‘furor’ nas redes sociais, muito pelo fato dos empréstimos serem uma constante na vida do atleta.
11 empréstimos
Segundo dados de sites como o No Ataque, este é o 11º empréstimo da carreira de Daniel Penha, que chegou ao clube em 2016 para integrar as categorias de base e teve poucas chances de se provar no Atlético-MG desde que subiu ao profissional. Algo que a torcida não deixou passar ao comentar a notícia do empréstimo, com frases como “cada ano é um país diferente”.
Na última temporada, o meia atuou no Nacional-POR, também por empréstimo. Ele esteve ao lado de outro atleta do elenco do Galo, o atacante Isaac, este sendo reintegrado pela comissão técnica e com chances de ser observado por Cuca nesta retomada do Brasileirão depois da realização da Copa do Mundo de Clubes.
Além do Nacional-POR, as experiências internacionais de Daniel Penha foram na Austrália, onde atuou pelo Newcastle United Jets, time pelo qual teve o melhor desempenho dentre os vários períodos de empréstimo (cinco gols em 24 jogos, segundo o No Ataque), e também no Western United. E também chegou a atuar na Coreia do Sul, defendendo o Daegu.
No Brasil, o meia também defendeu uma série de empréstimos a outros clubes, jogando por CRB, Corinthians, Coimbra, Sampaio Corrêa, Bahia e Confiança. Neste longo período em que ficou fora do Galo, o atleta praticamente não teve chances de jogar, exceto por um período em 2019, sob o comando de Levir Culpi.
Poucas chances no Galo
Naquele ano, foram apenas quatro partidas de Daniel Penha no Atlético-MG, todas pelo Campeonato Mineiro. O jogador não anotou gols ou assistências neste curto período, daí iniciando a série de cessões. Ao todo, jogou cinco vezes com a camisa atleticana, com quem tem contrato até o fim de 2026.