
Fluminense comemora classificação - Foto: Lucas Merçon
Fluminense x Chelsea e PSG x Real Madrid irão decidir quem serão os finalistas da Copa do Mundo de Clubes. Na avaliação feita por Tostão, o provável campeão sairá do confronto entre os dois times europeus. Atual vencedor da Champions League, o Paris Saint-Germain eliminou o Bayern de Munique ao vencer por 2 a 0 e superar dois atletas expulsos na parte final da partida.
A princípio, chega com um ligeiro favoritismo sobre os merengues que ainda estão em um início de trabalho com Xabi Alonso. Além disso, terá o desfalque do excelente zagueiro Huijsen, que foi expulso diante do Borussia Dortmund.
“PSG e Real Madrid farão a outra semifinal. São as duas melhores equipes do Mundial. PSG e Bayern fizeram jogo de altíssimo nível individual e coletivo. Quando comparamos o futebol que se joga no Brasil com o da Europa, pensamos nas principais equipes, como PSG, Real Madrid, Bayern, Barcelona. Na média das equipes, a diferença não é grande”, analisou Tostão, em coluna publicada na Folha de S.Paulo.
Apesar de um verdadeiro susto no fim, o Real Madrid confirmou a superioridade sobre os alemães. “Como se esperava, ganhou do Borussia Dortmund. Tchouaméni voltou a jogar no meio de campo. A maioria das equipes do Mundial tem atuado com um trio de meio-campistas e ou três zagueiros, o que não é habitual nas equipes brasileiras”, descreveu o tricampeão do mundo de forma mais profunda o Mundial.
Tostão exalta o Fluminense
O Fluminense é o único representante do futebol sul-americano presente entre os quatro semifinalistas do Mundial de Clubes. Sob o comando de Renato Portaluppi, a equipe carioca derrotou o Al-Hilal por 2 a 1, rival este que havia eliminado o poderoso Manchester City de Pep Guardiola. Segundo Tostão, a classificação veio no detalhe em um embate equilibrado.
“Utilizaram o mesmo esquema tático com uma linha de cinco (três zagueiros e dois alas), três no meio de campo e dois no ataque, a mesma intensidade e estratégia, sem recuar nem avançar a marcação. Os dois times mostraram a mesma qualidade individual e coletiva, criaram as mesmas chances de gol, mas quem ganhou foi o Fluminense, por 2 x 1, nos detalhes técnicos e na explosão emocional”, analisou.
Na próxima fase, porém, o Flu não poderá contar com o zagueiro Freytes e o volante Martinelli. Os dois receberam cartões amarelos ainda no primeiro tempo e serão desfalques contra o Chelsea, terça-feira, às 16h (de Brasília), em Nova Jersey.
Casagrande também se rende ao PSG
Assim como Tostão, Walter Casagrande foi só elogios ao time comandado por Luis Enrique. Para o ex-atacante, trata-se de uma equipe muito bem encaixada, ciente do que fazer em campo e plasticamente agradável de assistir.
“O PSG tem um toque de bola brilhante, envolvente, mas o mais importante é o comprometimento dessa equipe que, mesmo com enorme talento, joga de forma coletiva. Dá gosto de ver jogar. O PSG tem um toque de bola brilhante, envolvente, mas o mais importante é o comprometimento dessa equipe que, mesmo com enorme talento, joga de forma coletiva”, alegou o colunista do UOL.
Segundo Casão, a equipe parisiense leva um ligeiro favoritismo sobre os espanhóis pela temporada de alto nível. Entretanto, também não descarta o peso da camisa merengue que cresce em momentos decisivos como estes.