Valencia em treino antigo do Internacional. (Ricardo Duarte - Divulgação)
O grande assunto das últimas horas no noticiário do Internacional é a provável saída de Enner Valencia, que está sendo liberado para jogar no Pachuca, do México, clube que ele próprio já defendeu no começo da sua carreira. Na visão do jornalista Diogo Olivier, que é comentarista da RBSTV e Rádio Gaúcha, o Colorado já até passou da hora de fazer a fila andar e liberar o equatoriano.
Em coluna produzida para o portal GZH, Olivier avaliou que a direção colorada não errou, em 2023, ao promover a contratação de Valencia. Mas que o jogador, por sua vez, não correspondeu ao que se esperava e será lembrado por gols perdidos, especialmente os contra o Fluminense na semifinal da Libertadores de dois anos atrás.
“Valencia não foi um erro colorado porque, quando veio, o esforço valia. Estava em atividade, em alto nível, na Turquia. Só que nunca teve regularidade aqui. Aquele gol contra o River Plate? E, quase um ano depois, a cobrança de falta no Gre-Nal? Nada mais”, comentou Olivier, que acrescentou:
“Não foi um erro na origem, mas deu muito errado na prática. Enner Valencia ficará marcado pelos gols incríveis que perdeu na semifinal da Libertadores de 2023, contra o Fluminense. O sonho do tri morreu ali, naqueles erros impressionantes, quase alienígenas. Erros históricos, que habitarão a eternidade colorada”.
Internacional economizará salários
Como Valencia ainda tem contrato com o Internacional até a metade de 2026, o clube vai fazer uma economia salarial de cerca de R$ 14 milhões. E, segundo as mais recentes informações, ainda manterá parte dos direitos do atleta. O Pachuca, por sua vez, não fará pagamento direto aos gaúchos e apenas aguardará a rescisão contratual entre as partes para avançar na assinatura.
Paralelamente a tudo isso, Valencia se destacou na última terça-feira ao marcar o gol da vitória do Equador, por 1×0, para cima da Argentina, nas Eliminatórias. Classificados para o Mundial de 2026, os equatorianos terminaram em 2° na tabela.
Enner Valencia fora de Palmeiras x Internacional?
Neste momento, a tendência é que o centroavante nascido no Equador já fique de fora da partida deste sábado, 18h30, diante do Palmeiras, em São Paulo, pelo Brasileirão, na retomada dos jogos do campeonato. Ele passará a ser a segunda perda expressiva do elenco, que recentemente viu Wesley se despedir em negociação feita com o Al-Rayyan, do Catar.

