Léo Jardim foi herói em classificação do Vasco (Rodrigo Valle/Getty Images)
Botafogo e Vasco, depois do empate em São Januário, entregaram um jogo repleto de intensidade nesta quinta (11). Como os dois clubes se dedicaram ao máximo durante os 90 minutos, o segundo empate por 1 a 1 no confronto refletiu o nível de igualdade. Neste cenário, em decisão nos pênaltis, o Cruz-Maltino contou com o brilho de Léo Jardim para garantir vaga nas semifinais da Copa do Brasil.
Perdendo Tchê Tchê, lesionado, o Vasco saiu na frente do placar em um lance que trouxe uma grande repercussão. Isso porque, após uma falta certeira de Philippe Coutinho em direção ao gol, Neto acabou falhando no tempo de reação para defender o arremate. Sendo assim, Nuno Moreira teve apenas o trabalho de empurrar para o fundo das redes.
Apoiado pela torcida, o Botafogo chegou ao empate ainda no primeiro tempo. Explorando a velocidade de Joaquín Correa, a equipe alvinegra teve um pênalti anotado de forma convicta pelo árbitro. Sendo assim, Alex Telles assumiu a responsabilidade e não deu chances para Léo Jardim se redimir da falta dentro da grande área.
Segundo tempo acirrado e com reclamação de pênalti; Léo Jardim brilha novamente no Vasco
Com os dois times buscando a classificação no tempo normal, a etapa final de Botafogo x Vasco manteve um forte nível de disputa. Apesar de um maior domínio do Glorioso, Philippe Coutinho, em grande jogada de Paulo Henrique, desperdiçou uma chance valiosa. Pelo lado da equipe alvinegra, houve uma reclamação de pênalti cometida por Cauan Barros, mas o VAR não foi acionado. Sem nenhuma mudança no placar, uma última dose de emoção garantiu o desfecho da partida.
Decisivo desde 2024 na Copa do Brasil, Léo Jardim garantiu mais uma classificação para o Vasco. Vencido por Alex Telles no tempo normal, o camisa 1 mostrou competência para defender o arremate do lateral-esquerdo, algo crucial para a vitória do Cruz-Maltino por 5 a 3, confirmada em cobrança de Robert Renan. Por conta disso, a falha anterior logo foi esquecida pelos torcedores, que destacaram o status de top-1 do goleiro.
Semifinais da Copa do Brasil definidas
Após as classificações de Corinthians, Fluminense e Cruzeiro, o Vasco se juntou ao grupo de semifinalistas da Copa do Brasil. Mesmo com a expectativa para que a grande decisão seja conhecida, os torcedores vão ter que aguardar o mês de dezembro, já que o ajuste de calendário deslocou as últimas datas do torneio.
Cruzeiro x Corinthians e Vasco x Fluminense: jogos em 10 e 14 de dezembro (quarta-feira e domingo). Partidas da Copa do Brasil está prevista para 17 e 21 de dezembro (quarta-feira e domingo). Em breve, haverá a definição dos mandos de campo e horários das partidas.

