Cristiano Ronaldo está perto da sexta Copa do Mundo por Portugal (Crédito: SOPA Images Limited / Alamy Stock Photo)
Cristiano Ronaldo inicialmente não perderá mais os primeiros dois jogos de Portugal na Copa do Mundo de 2026. Entretanto, o atacante ainda precisa andar na linha nos próximos meses para não correr o risco de suspensão por causa da expulsão contra a Irlanda, na penúltima rodada das Eliminatórias.
Cristiano Ronaldo recebe punição suspensa
Isso porque o Comitê Disciplinar da Fifa decidiu punir o craque português com três jogos de suspensão pela cotovelada que deu no zagueiro Dara O’Shea. Só que o jogador do Al-Nassr só terá de cumprir um jogo oficial, o que já fez contra Andorra.
As outras duas partidas ficam no que é chamado de punição suspensa. Ou seja, num primeiro momento, não precisa ser cumprida, a não ser que Cristiano Ronaldo cometa outra infração grave como a de sua expulsão.
O jogador passará um ano em “período probatório” e, caso não repita outra agressão nesse período, a punição acabará sem que ele precise cumpri-la. Neste caso, ele estará livre para participar desde o início da Copa do Mundo.
Leia mais: Em dia de recorde, Jorge Jesus elogia CR7 e lembra título pelo Flamengo
A agressão nas Eliminatórias
Cristiano Ronaldo recebeu o primeiro cartão vermelho em sua vitoriosa passagem pela seleção de Portugal na derrota por 2 a 0 para a Irlanda. Após uma disputa de bola pelo alto, ele acertou uma cotovelada nas costas de O’Shea, já fora do lance.
O craque português recebeu inicialmente apenas o cartão amarelo do árbitro. Mas o VAR recomendou a revisão e a mudança da punição para expulsão.
Na sequência, ele respondeu ao capítulo 2 do Código Disciplinar da Fifa, que trata de agressão a adversários. A pena mínima é de três jogos, o que foi justamente o que pegou.
Apesar de Portugal ter ao menos mais dois amistosos na Data Fifa de março, ele teria que cumprir em uma competição oficial, já que o cartão vermelho foi no mesmo tipo de jogo.
Leia mais: Fifa confirma os potes e divulga regras para sorteio dos grupos da Copa do Mundo
CR7 na Copa do Mundo
Portugal se garantiu na Copa do Mundo na última rodadas das Eliminatórias e será um dos cabeças de chave. O sorteio dos grupos será no dia 5 de dezembro, em Washington, nos Estados Unidos.
E para Cristiano Ronaldo, o torneio será especial. Além de dizer que será seu último por Portugal antes de encerrar a carreira, ele também fará história.
Afinal o craque português disputará a sexta edição, um recorde na história das Copas do Mundo. Além dele, o argentino Messi e o mexicano Ochoa também podem alcançar a marca impressionante.

