Marcelo Gallardo, técnico do River Plate - Gilson Lobo/Getty Images
A crise pelos lados do Monumental de Nuñez parece não ter fim. Agora o torcedor do River Plate terá que fazer algo que jamais imaginou: torcer para o Boca Juniors. Como foi eliminado do Torneo Clausura do Campeonato Argentino, os Millonarios precisam que Boca, Argentinos Juniors ou Lanús sejam campeões para garantir-se na Copa Libertadores da América do ano que vem.
LEIA MAIS: Cristiano Ronaldo escapa de suspensão, mas ainda tem risco de perder início da Copa
LEIA MAIS: Chelsea observa jovem promessa do Internacional de apenas 16 anos
Explica-se: as três equipes citadas anteriormente já estão garantidas na principal competição continental. Com isso, o River garantiria a sétima e última vaga argentina por ter a melhor campanha geral dentre os times que ainda não possuem vaga.
O River Plate foi eliminado nas oitavas de final pelo também rival Racing, após derrota fora de casa por 3×2, no El Cilindro, na última segunda-feira. A partida foi dramática até o fim. O gol de Martirena, da classificação, foi aos 48 minutos do segundo tempo. Solari e Martínez Quarta (contra) fizeram para o Racing, enquanto Subiabre e Quintero marcaram pelo River.
ANO DESASTROSO PARA O RIVER PLATE
Tetracampeão da Libertadores, o River iniciou a temporada pensando em voos altos. Porém decepcionou e terminará o ano sem títulos e, talvez, sem vaga na Libertadores. Se no Clausura caiu nas oitavas, no Apertura foi nas quartas. Na Copa Argentina chegou até as semifinais, foi vice da Supercopa Intercontinental e perdeu para o Palmeiras nas quartas da Libertadores. Além disso, não chegou a passar de fase no Mundial de Clubes da Fifa, ficando em terceiro no Grupo E, que tinha Internazionale (ITA) e Monterrey (MEX), que avançaram, além do lanterna Urawa Red Diamonds (JAP).
CLUBES DE MENOR EXPRESSÃO ESTREIAM NA LIBERTADORES
Além de Boca, Argentinos e Lanús, outros três times já estão na Libertadores. Dois deles nunca participaram da competição: Independiente Rivadavia e Platense. O primeiro se garantiu após conquistar a Copa Argentina, enquanto o Platense levantou o troféu do Torneo Apertura. Além deles, o Rosario Central, que teve a melhor campanha geral, também jogará a Copa.

