Home Futebol Botafogo negocia com clube da MLS para tentar se livrar de transfer ban

Botafogo negocia com clube da MLS para tentar se livrar de transfer ban

Clube carioca busca acordo por dívida da contratação de Thiago Almada e trabalha para regularizar reforços antes do fim da janela

Douglas Nunes
Formado em Jornalismo e com especialização em jornalismo esportivo, Douglas é jornalista há mais de 10 anos. Trabalhou com assessoria na Escola Zico e no Audax-RJ, além de ter sido repórter do Grupo O Dia. Está no mercado de iGaming desde 2016.
Botafogo negocia com clube da MLS para tentar se livrar de transfer ban

Thiago Almada, meia do Botafogo (Divulgação/X @Botafogo)

O Botafogo intensificou as conversas com a Major League Soccer para resolver o bloqueio que impede o registro de novos atletas. A punição foi aplicada pela Fifa por causa de valores em aberto ligados à compra de Thiago Almada, fechada em 2024 junto ao Atlanta United. A cobrança gira em torno de 21 milhões de dólares, montante que levou à imposição do transfer ban por até três janelas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A diretoria alvinegra decidiu tratar diretamente com a liga norte-americana, responsável pela gestão contratual do clube norte-americano. A estratégia é acelerar a composição financeira e obter a liberação antes do fechamento da janela no Brasil, marcada para o início de março.

Pivô do transfer ban, o meia argentino já foi vendido para o Atlético de Madrid e até colocado à venda pelo clube espanhol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Impacto no planejamento para 2026

A sanção não impede o Botafogo de negociar, mas bloqueia a inscrição dos jogadores no sistema da CBF. Com isso, os atletas que assinam contratado não ficam aptos a atuar em competições oficiais. Por isso, a regularização se tornou prioridade absoluta no início da temporada.

A expectativa da diretoria é resolver a pendência ainda nas próximas semanas. O entendimento é que a normalização administrativa é fundamental para dar sequência ao planejamento esportivo, que prevê um elenco competitivo para as disputas nacionais e continentais.

Reforços já acertados aguardam liberação

Mesmo sob o transfer ban, o clube avançou no mercado. O Botafogo fechou com os zagueiros Riquelme e Ythallo, além do atacante Lucas Villalba. Todos aguardam apenas a liberação para terem seus nomes publicados no BID e ficarem à disposição da comissão técnica.

PUBLICIDADE

Além disso, alguns jogadores retornaram de empréstimo e já treinam com o grupo. Gabriel Bahia, Mastriani e Cuiabano voltaram a General Severiano e fazem parte do elenco para o início da temporada. Essas movimentações mantêm o ambiente em atividade, apesar da restrição momentânea.

PUBLICIDADE

Saídas e ajustes no elenco

Enquanto trabalha para regularizar as entradas, o Botafogo também realizou mudanças importantes. Marlon Freitas foi negociado com o Palmeiras, abrindo espaço no meio-campo e ajustando a folha salarial.

A diretoria entende que a recomposição do setor passa diretamente pela liberação dos novos contratados. O clube tenta equilibrar as contas sem comprometer o nível técnico.

Better Collective