Home Futebol Relembre a passagem de Ronaldo Fenômeno pelo Corinthians

Relembre a passagem de Ronaldo Fenômeno pelo Corinthians

Com uma carreira de muito sucesso no futebol europeu e seleção brasileira, R9 se aposentou após uma passagem vitoriosa no Corinthians

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Em dezembro de 2008 o Corinthians movimentou o Mercado da Bola com uma contratação que muitos tratavam como impossível. Andrés Sanchez anunciou a chegada de Ronaldo Fenômeno no dia 09 de dezembro. Na época o jogador estava se recuperando no Flamengo, seu clube, mas que não chegou a fazer proposta oficial. A chegada de R9 representou um começo de uma nova era para o clube paulista. Em pouco mais de dois anos no Parque São Jorge, Ronaldo teve grande contribuição em títulos e mudanças do Timão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ainda hoje, o Corinthians colhe os frutos da passagem de um jogador reconhecido mundialmente pelo clube. Relembre fatos importantes da passagem do jogador.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJQaWlyWWZmNiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Forma física de Ronaldo Fenômeno

O craque teve lesões sérias ao longo da carreira e quando assinou contrato com o clube estava visivelmente muito acima do peso dos tempos no futebol internacional. Nessa época, muitos achavam que a contratação seria importante para fortalecer a marca Corinthians internacionalmente, trazendo ganhos fora de campo, algo que por si só já teria feito a contratação valer a pena.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Gol histórico contra o Palmeiras

Depois de meses realizando trabalhos físicos. Ronaldo Fenômeno fez sua estreia contra o Itumbiara, pela Copa do Brasil, no dia 04 de março de 2009, começando no banco de reservas. Em seguida, no dia 08, o clássico contra o Palmeiras, onde também entrou apenas na segunda etapa. E nos acréscimos, de cabeça, R9 marcou seu primeiro gol pelo time, garantindo o empate no dérbi.

O lance gerou muita repercussão em portais por todo mundo, mas foi apenas o primeiro de vários gols do centroavante pelo clube.

O “cara” das decisões

O Corinthians venceu o Paulistão e Copa do Brasil em 2009, e R9 foi decisivo, marcando gols na semifinal e final do estadual contra São Paulo e Santos, respectivamente e na final da competição nacional, marcando gol na partida de ida na decisiva contra o Internacional.

PUBLICIDADE

Inclusive Ronaldo Fenômeno terminou a temporada com 23 gols, sendo 13 pelo Brasileirão. Essas atuações inclusive fizeram com que fosse cogitado sua presença na Copa do Mundo em 2010.

PUBLICIDADE

Sem sucesso na Copa Libertadores da América

O tão sonhado título do Corinthians não veio com R9 no time. Em 2010 o clube encarou o Flamengo no ano do centenário, nas oitavas de final do torneio. Após derrota no jogo de ida por 1 x 0, a equipe alvinegra venceu o jogo de volta por 2 x 1, mas foi eliminada por conta da regra do gol qualificado. Um fato curioso é que a equipe carioca contava com dois jogadores que depois ganharam títulos pelo Parque São Jorge (Adriano e Vagner Love), autores dos gols do Rubro-negro no confronto.

Só que em 2011 a eliminação foi ainda mais trágica. A equipe foi eliminada na pré-Libertadores para o Tolima. O resultado gerou muita pressão por parte da torcida, com críticas a diversos jogadores e pedido de demissão de Tite.

Aposentadoria no Corinthians

Com o fim do sonho da Libertadores, Ronaldo decidiu encerrar sua carreira. Reclamando de constantes dores físicas, R9 deu adeus aos gramados em fevereiro de 2011,dando fim a uma carreira repleta de histórias de superação e conquistas.

E apesar da queda precoce em 2010, R9 é sempre muito elogiado pelos torcedores, inclusive fazendo parte do Hall da Fama do clube, inaugurado recentemente.

PUBLICIDADE

Impacto de Ronaldo Fenômeno no Corinthians

A parceria entre R9 e o clube rendeu retorno fora do campo. Ele foi um dos principais responsáveis pela equipe ter arrecado um valor de R$ 30 milhões em patrocínios, o maior de um clube brasileiro até então.

Além disso, Ronaldo foi importante em mudanças estruturais do próprio clube. Por sua vivência no futebol europeu, o craque foi importante em questões para melhorar as condições dos atletas, como o CT, um dos mais modernos do país.

LEIA TAMBÉM:

Brasileirão: surpresa entre os líderes e Santos afundado no Z4; confira classificação do returno
Scarpa lidera ranking de assistências no Brasileirão; veja a lista
Time da Série A se aproxima de ser vendido para bilionário e deve virar clube empresa em 2022
Renato Gaúcho demitido? Flamengo toma decisão diante de cenário de críticas e pressão
Corinthians: Sheik critica Cássio por falhas e cobra mudança em “zona de conforto”
Corinthians decidirá semifinal do Paulistão Feminino fora da Neo Química Arena; clube esclarece os motivos
Andrés Sanchez afirma que “Novo Messi” foi pior contratação da sua gestão no Corinthians
Andrés Sanchez rasga elogios para Ronaldo Fenômeno:” um dos maiores profissionais que vi na minha vida”

Better Collective