Fortaleza2-1
Bahia Brasileirão 2021 - 38ª Rodada
O Bahia foi rebaixado para a segunda divisão do Brasileirão nesta quinta-feira (9) ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Bahia no clássico da Arena Fonte Nova.
Bastante pressionado na luta contra o rebaixamento, o Bahia acabou errando diversos passes e desperdiçou o tempo que ficou mais com a posse de bola no início do primeiro tempo.
Enquanto isso, o Fortaleza demonstrou melhor qualidade técnica e trocou diversos passes certos no meio-campo, só que não apresentou profundidade e demonstrou lentidão nas ações ofensivas, finalizando fora do alvo e de longe.
A primeira ação de impacto no primeiro tempo ocorreu aos 20′ depois que Marcelo Boeck errou totalmente o timing e derrubou Gilberto na área. Rodriguinho bateu e foi às redes, abrindo o placar a favor do Bahia num importante momento pois o Grêmio estava goleando por 3 a 0.
Só que depois disso, o Bahia adotou formação defensiva e passou a jogar com as linhas compactas no próprio campo. Uma das equipes que menos sofreu gols no segundo turno sob comando de Guto Ferreira conseguiu evitar sustos maiores até os acréscimos, quando o Fortaleza teve pênalti de Matheus Bahia em cima de Pikachu.
Após análise do VAR, Wellington Paulista foi às redes e conseguiu empatar o clássico nordestino em resultado que deixava o Bahia em alerta.
Logo no início do segundo tempo, o Fortaleza quase conseguiu o gol da virada com Éderson surgindo na defesa e deslocando ótimo lançamento para Matheus Vargas inverter e deixar para Pikachu. Dentro da área, Éderson recebeu e cabeceou firme, exigindo ótima defesa de Danilo Fernandes.
Aos 28′, Igor Fernandes driblou na esquerda e avançou na área onde Danilo Fernandes se movimentou para o cruzamento, mas o atacante do Fortaleza arriscou de fora e acabou exigindo uma defesa espetacular do goleiro adversário.
Mas na sequência do lance, Conti afastou dentro da área com as mãos após chute de David e o VAR foi chamado. Após a revisão, o pênalti foi marcado e Yago Pikachu foi às redes, virando a favor do Fortaleza aos 33′ do segundo tempo.
Como se não bastasse, cinco minutos depois, o Juventude abriu o placar diante do Corinthians e a combinação de resultados passou a rebaixar o Bahia, que precisaria buscar o gol desesperadamente nos últimos cinco minutos.
A melhor chance surgiu aos 42′ depois que Matheus Bahia achou espaço pela esquerda e cruzou para Gilberto, mas a bola não chegou bem. O atacante tentou dominar e o chute acabou saindo prensado com Boeck que foi exigido.
Nos acréscimos, uma confusão ocorreu depois que Pikachu provocou Gilberto, mas o Bahia logo voltou a tentar o empate até aos 52 minutos. No entanto, não conseguiu evitar o pior e saiu de campo derrotado.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 2-1 BAHIA
Data: 09/12/2021, 21:30
Estádio: Castelão
Gols: 1T 25′ Rodriguinho (Bahia); 1T 52′ Wellington Paulista (Fortaleza0; 2T 33′ Pikachu (Fortaleza)
Fortaleza (3-5-2): Marcelo Boeck (1); Tinga (2), Marcelo Benevenuto (5) e Titi (44); Jussa (16), Felipe (15), Matheus Vargas (96) e Yago Pikachu (22); Osvaldo (11), David (17) e Wellington Paulista (9).
Bahia (4-2-3-1): Danilo Fernandes (21); Nino Paraíba (2), Conti (5), Luiz Otávio (3) e Matheus Bahia (79); Edson (35) e Patrick (45); Raí (18), Rodriguinho (10) e Juninho Capixaba (29); Gilberto (9).
LEIA TAMBÉM
Quem são os 10 favoritos para o prêmio “The Best” da FIFA?
“Devemos fazer mais”, diz Mbappe sobre o trio com Neymar e Messi
Com Cristiano Ronaldo e Messi, IFFHS anuncia escalação ideal com os onze melhores de 2021
Messi abre o jogo e opina se é o melhor jogador da história
Globo irá transmitir três jogos AO VIVO hoje (09); veja quais
Libertadores: 42 times já garantiram vaga na edição de 2022; veja detalhes
Palmeiras? Diego Costa, do Atlético, pode ter outro destino no mercado da bola
Jorge Jesus é alvo de protesto e reage sobre volta ao Flamengo em 2022
Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato
Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

