Home Outros Esportes Relembre a trajetória conturbada de Urban Meyer como técnico do Jacksonville Jaguars

Relembre a trajetória conturbada de Urban Meyer como técnico do Jacksonville Jaguars

Veja acontecimentos dentro e fora de campo que levaram ao desligamento de Meyer do time

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Na madrugada de quarta para quinta-feira (16), o Jacksonville Jaguars anunciou a demissão de Urban Meyer. O técnico, que foi contratado em 14 de janeiro, ficou apenas 13 jogos no comando do time, conquistando duas vitórias e onze derrotas nesse meio tempo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No entanto, não foram somente os resultados negativos que levaram ao desligamento de Meyer da equipe da Flórida. Desde que saiu da aposentadoria para ajudar na reconstrução dos Jaguars, o veterano técnico se envolveu em diversas polêmicas. Confira a seguir os eventos que culminaram na sua demissão.

PRÉ-TEMPORADA

Assim que chegou em Jacksonville, Urban Meyer contratou o treinador físico Chris Doyle. Porém, enquanto estava na Universidade de Iowa, Doyle foi acusado de fazer comentários racistas e cometer bullying com os atletas. Por conta da repercussão negativa, ele pediu demissão um dia depois de chegar aos Jaguars.

PUBLICIDADE

Além de Trevor Lawrence, a equipe escolheu o RB Travis Etienne na primeira rodada do draft. No entanto, em coletiva após o evento, Meyer afirmou que preferia ter selecionado o WR Kadarius Toney na 25ª posição.

PUBLICIDADE

Em maio, o time trouxe Tim Tebow para jogar na posição de tight end. A decisão de transformar o ex-quarterback em recebedor foi bastante contestada, especialmente depois dos primeiros jogos da pré-temporada, quando ficou claro que Tebow não tinha habilidade para fazer bloqueios. Ele acabou sendo cortado logo na primeira leva de dispensas.

Pouco depois, a NFL multou o Jacksonville Jaguars em US$ 200 mil e Urban Meyer em US$ 100 mil pelo fato do time ter realizado um treino com contato no dia 1 de junho (nessa época, os treinamentos não podem ter contato físico entre os atletas). Como consequência, a liga também retirou dois treinos da equipe da pré-temporada de 2022, reduzindo o número de OTAs (Organized Team Activities) de 10 para 8.

Outra decisão controversa de Meyer na pré-temporada foi dividir os dias de repetições como QB titular entre Trevor Lawrence e Gardner Minshew. Lawrence foi a escolha número 1 do draft e era claramente cotado como titular, enquanto Minshew foi trocado para os Eagles no final de agosto.

Ainda no final da pré-temporada, Urban Meyer disse que o status de vacinação dos jogadores contra a COVID-19 foi um fator na hora de cortar atletas do elenco. Menos de 24 horas depois, os Jaguars soltaram um comunicado reconhecendo a importância da vacina, mas afirmaram que nenhum atleta foi dispensado por conta disso. Como resultado, a NFL abriu uma investigação sobre o caso.

PUBLICIDADE

RESULTADOS NO CAMPO

As únicas vitórias do Jacksonville Jaguars em 2021 foram contra os Dolphins, na semana 6, e os Bills, na semana 9. Fora isso, eles tiveram jogos competitivos contra os Bengals, na semana 4, os Colts, na semana 10, e os Falcons, na semana 12. Tirando esses confrontos, as outras derrotas foram por mais de dez pontos. A maior diferença aconteceu em um 37-10 contra os Rams, mas são vários os exemplos de placares dilatados.

Em 13 partidas, a defesa está cedendo uma média de 26 pontos por jogo. Os 340 pontos anotados pelos adversários é a sexta pior marca da liga no ano. Jacksonville já cedeu mais de 30 pontos em seis ocasiões, inclusive contra os Texans, que contam com um dos piores ataques da NFL.

Aparentemente, Meyers não está muito a par do que acontece no lado defensivo. Ao ser perguntado sobre o jogo do safety Andre Cisco (que ele ajudou a draftar) depois da semana 14, ele disse: “Cisco está jogando um pouco mais, acredito, não tenho os números dele na minha frente”. Na verdade, o atleta não entrou em campo em nenhum snap da partida.

Mas como Urban Meyer é conhecido por seus bons ataques, esperava-se ao menos que a unidade ofensiva estivesse melhor. No entanto, são apenas 13,8 pontos em média por partida. Na última derrota, contra os Titans, o time não anotou um ponto sequer, o que rendeu o quarto shoutout da história de Jacksonville.

PUBLICIDADE

Uma das grandes críticas ao trabalho de Meyer é a forma como ele monta o plano de jogo no ataque. James Robinson, que foi um dos melhores running backs da NFL em 2020, foi colocado no banco depois de um fumble na primeira campanha contra os Rams. Além disso, ele está vendo menos snaps e corridas por jogo.

Trevor Lawrence, que era considerado um dos melhores QBs a sair do college desde Peyton Manning, também está tendo dificuldades nesse ataque. Até então foram apenas 9 touchdowns lançados, 14 interceptações e uma média de 210 jardas por partida. Mesmo que altos e baixos sejam esperados de um calouro, Lawrence não tem tido muitos momentos de destaque e, pior que isso, não mostra muita evolução em seu jogo.

PROBLEMAS EXTRA CAMPO

Após a derrota dos Jaguars para os Bengals no TNF, em outubro, o técnico permaneceu em Ohio para passar um tempo com a família. Porém, surgiram vídeos na internet de Meyer dançando e tocando uma mulher (que não era sua esposa) em um bar.

O caso causou muitos problemas para ele, sua família e o time. Meyer se desculpou publicamente e falou diretamente com os jogadores. Já o dono dos Jaguars, Shad Khan, repreendeu a atitude do técnico, mas acreditou que ele poderia contornar tudo isso. Para que Meyer pudesse lidar com a questão, a reunião usual com os atletas na segunda-feira foi cancelada, o que não caiu bem com o grupo.

PUBLICIDADE

A relação conturbada de Urban Meyer com os jogadores e a comissão é, muito provavelmente, o principal motivo de sua demissão. De acordo com diversas reportagens, o técnico culpava seus assistentes pela performance ruim e os humilhou na frente do time. Segundo relatos, que são negados por Meyer, ele dizia ser um vencedor, enquanto seus assistentes eram perdedores. Alguns deles, inclusive, já deixaram a equipe ou não são esperados de volta para a próxima temporada.

Outro acontecimento negado por Urban Meyer é o conflito com Marvin Jones. No dia 11 de dezembro, a NFL Network divulgou que o veterano WR deixou o centro de treinamento depois de o técnico ter criticado duramente os recebedores. Ele precisou ser convencido a voltar, mas os dois tiveram uma discussão acalorada.

Para completar os problemas de Meyer no Jacksonville Jaguars, o kicker Josh Lambo disse, em entrevista na última quarta-feira (15), que o técnico o chutou propositalmente na perna durante o aquecimento antes da partida final da pré-temporada. Essa foi a última gota para que Shad Khan demitisse Urban Meyer do comando da equipe.

Leia Mais

Urban Meyer é demitido do Jacksonville Jaguars

PUBLICIDADE

Dono do Jaguars fala sobre vídeo de Meyer

NFL abre investigação depois de comentários sobre status da vacinação dos jogadores

Khan diz que não será impulsivo na hora de decidir situação do treinador

Better Collective