Antes de mais nada, o técnico Tiago Nunes irá promover dois jogadores do time sub-20 ao elenco profissional do Ceará na temporada 2022: o lateral-direito Marcos Victor e o meia-atacante Léo Rafael.
Marcos Victor e Léo Rafael, ambos de 20 anos, possuem contrato até dezembro de 2023. Além disso, eles se destacaram pelo time alvinegro no Campeonato Brasileiro Sub-23. O treinador gostou do desempenho da dupla ao longo da competição.
Os dois atletas, por exemplo, tiveram atuação destacada na vitória do Ceará por 2 a 1 sobre o Grêmio no primeiro jogo da final do Brasileirão de Aspirantes. O gol que abriu o placar foi marcado por Léo Rafael no primeiro tempo da partida.
Apesar da vantagem obtida no primeiro jogo, o Ceará foi goleado por 4 a 1 na partida de volta. Dessa forma, o Tricolor Gaúcho ficou com o título do torneio. Apesar disso, Léo Rafael foi indicado para a seleção do campeonato.
Vale lembrar que o Ceará terá o calendário cheio na próxima temporada: Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Cearense. Por isso, o uso da base será importante para descansar os principais jogadores do elenco.
Ceará mantém tradição de usar a base em anos importantes
Não é novidade na história do Ceará o aproveitamento de valores criados dentro do próprio clube. Em todos os grandes títulos conquistados ao longo dos anos, jogadores das categorias de base foram protagonistas ou tiveram papel importante nas campanhas.
Em 2020, por exemplo, o técnico Guto Ferreira usou seis crias da base na companha que marcou a conquista da Copa do Nordeste: os zagueiros Alan (22) e Vitão (20), o lateral-esquerdo Mateus Farias (21), o meia-ofensivo David Araújo (17), o meia-atacante Victor Jacaré (22) e o centroavante Cristiano (22).

