Na noite deste domingo (12), o Ceará confirmou Marquinhos Santos como treinador para o restante da temporada. O clube agiu rápido no mercado para substituir Dorival Júnior, que deixou a equipe para comandar o Flamengo.
O anúncio oficial foi feito no Twitter oficial do clube, logo após o empate do Vozão contra o Goiás, pelo placar de 1 x 1.
Marquinhos Santos é o novo treinador do Vozão! ⚫⚪
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) June 12, 2022
O comandante e sua comissão chegam na terça-feira na capital cearense.
Bem-vindo, professor! 👊#CearáSC #Vozão
📸 Tarla Wolski pic.twitter.com/jOYZJWeQtT
Desafio no Vozão
Marquinhos Santos assume o clube na 12ª posição do Brasileirão Série A, com 14 pontos, apenas três atrás do Athletico Paranaense, quinto colocado. Por outro lado, o clube está dois pontos na frente do Cuiabá, primeiro na zona de rebaixamento.
Além disso, o treinador terá a missão de comandar o Ceará nas oitavas de final da Copa do Brasil, no clássico contra o Fortaleza e nas oitavas da Copa Sul-Americana, contra o The Strongest.
Carreira de Marquinhos Santos
Com 43 anos, o treinador tem uma bagagem no futebol brasileiro, com passagens pela base da seleção brasileira sub-15, além de ter treinado clube como Coritiba, Bahia, Fortaleza, Figueirense, Paysandu, Londrina, Chapecoense, Juventude entre outros.
Seu último trabalho foi no América-MG. Ele assumiu o Coelho após a saída de Vágner Mancini para o Grêmio. E na equipe mineira ele conseguiu conduzir o clube a uma inédita Copa Libertadores. Em 2022 ele começou o ano com bons resultados, com destaque para classificação do Coelho para a fase de grupos da Libertadores, após disputar a Pré-Libertadores.
Mas a falta de resultados no Brasileirão e eliminação na fase de grupos da competição continental culminou na sua demissão.
Marquinhos Santos tem cinco títulos em sua carreira como treinador:
- Seleção brasileira sub-15
- Campeonato Sul-Americano: 2011
- Coritiba
- Campeonato Paranaense: 2013
- Bahia
- Campeonato Baiano: 2014
- Fortaleza
- Campeonato Cearense: 2016
- Juventude
- Campeão do Interior: 2021
Agora no Ceará, o técnico terá a missão de manter o clube na Série A. Mas o torcedor espera que a equipe siga mantendo o bom futebol recente e com isso, seguir viva tanto na Copa do Brasil como na Sul-Americana.

