Após conseguir manter a Copa do Brasil em sua grade de programação, a Globo vai encarar uma nova disputa em breve. Como o atual contrato envolvendo os direitos da Série B se encerra no final da temporada, a tendência é que uma disputa acirrada ocorra nos bastidores. Segundo informações do portal Goal, SBT e Grupo Disney estão de olho na oportunidade de dar um “chapéu” na emissora rival.
Pelo lado do canal de Silvio Santos, o desejo é baseado na oportunidade de fortalecer o setor esportivo. Depois do SBT perder a disputa pela Libertadores, mas ficar com a Sul-Americana, alcançar o direito de exibir a Série B poderia alavancar os números de audiência e ainda “enfraquecer” a Globo.
Enquanto isso, o Grupo Disney monitora os direitos de transmissão da TV fechada, já que a Globo, através do SporTV, exibe a Série B em seu canal por assinatura. Ainda que conte com competições importantes em sua grade, a ESPN visa aumentar o leque com uma importante competição nacional.
Atualmente, a Globo desembolsa 160 milhões por temporada para contar com a Série B. Em 2023, existe a possibilidade de ausência de gigantes do futebol brasileiro, algo que pode motivar um “desconto” no processo de licitação, já que clubes como Grêmio, Vasco e Bahia, além do Cruzeiro, podem estar presentes na elite nacional.
🏆 HABEMUS CAMPEÃO! 🏆
— Brasileirão SportingBet – Série B (@BrasileiraoB) October 1, 2022
Time consistente globo, resultados favoráveis e uma campanha incontestável! Essa foi a fórmula do @Cruzeiro, campeão do #BrasileirãoSérieB com seis rodadas de antecedência!
Parabéns, Cabuloso! Já pode soltar o grito de CAMPEÃO! 🦊👏 pic.twitter.com/r54g8swG8w
No momento, SBT e Grupo Disney ainda não apresentaram ofertas oficiais. Mesmo assim, mediante o forte interesse, a expectativa é que a Globo tenha uma forte concorrência nas tratativas, motivo pelo qual vai precisar de um grande esforço para não perder a Série B.

