A edição 2023 do Campeonato Paraense será disputada no mesmo formato de 2022. Ou seja, os 12 times vão ser divididos em três grupos de quatro integrantes, na primeira fase.
Remo, Paysandu e Tuna Luso serão os cabeças de chave e vão fazer parte dos grupos A, B e C, respectivamente.
Os outros nove clubes foram divididos em três potes de três integrantes. O Pote 1 tem times apenas das regiões Sul e Sudeste do estado. São eles, Itupiranga, Águia de Marabá e Independente de Tucuruí.
Em nota, a Federação Paraense de Futebol (FPF) explicou que a decisão foi tomada por questões de logística.
O Pote 2 é formado por Bragantino-PA, Tapajós e o próximo vice-campeão da Segunda Divisão Estadual (a Segundinha).
Já o Pote 3 conta com as presenças de Castanhal, Caeté e o futuro campeão da Segunda Divisão Estadual.
A final da Segunda Divisão do Campeonato Paraense vai ser disputada por Cametá e São Francisco. A FPF ainda vai oficializar o calendário dos dois jogos.
Os grupos de cada um dos nove times citados serão definidos após sorteio. O evento deve ocorrer após o campeão da Segundinha ser conhecido.
Voltando à elite do futebol paraense. Os oito times que mais pontuarem na primeira fase avançam para as quartas de final.
O líder geral enfrenta o oitavo. O vice-líder encara o sétimo. O terceiro joga contra o sexto. E o quarto duela com o quinto colocado. Os dois times que menos pontuarem serão rebaixados.
Ainda em relação à fase inicial, os clubes vão ter como rivais os times dos outros grupos.
Isso significa que a primeira fase vai ter oito rodadas no total. Além disso, os jogos vão ser distribuídos da seguinte forma:
- Times do grupo A jogam contra os clubes dos grupos B e C
- Times do grupo B jogam contra os clubes dos grupos A e C
- Times do grupo C jogam contra os clubes dos grupos A e B
Ainda segundo a FPF, os mandos serão alternativos. Ou seja, todos os times que jogarem diante do torcedor, em qualquer rodada, obrigatoriamente vão jogar fora de casa na rodada seguinte. E vice-versa.
O Parazão 2023 vai ter 14 datas e 64 partidas oficiais no total.
Parazão 2023 pode ter Remo x Paysandu no estádio Mangueirão
O Estádio Olímpico do Pará, popularmente conhecido como Mangueirão, está quase pronto depois de ser reformado.
De acordo com informações oficiais, o palco esportivo pode ser reinaugurado no clássico Remo x Paysandu.
“Em relação a Remo x Paysandu, há um esforço da FPF para atender ao pedido do Governo do Estado para coincidir este jogo com a reinauguração do Estádio Edgar Proença, o Mangueirão”, confirmou a entidade, em nota enviada à reportagem.
Após reformas, o estádio Mangueirão pode ser reinaugurado com o clássico entre @ClubeDoRemo e @Paysandu , no Parazão 2023.
"Há um esforço da FPF para atender ao pedido do Governo do Estado para coincidir este jogo", disse a FPF, em nota oficial.
Siga: @Torcedorescom
— Octávio Almeida Jr. (@octaviojr1993) November 9, 2022
Vale destacar que o duelo Remo x Paysandu foi realizado quatro vezes (sendo duas no Baenão e duas na Curuzu) neste ano e sempre com torcida única, após recomendação dos órgãos de segurança pública, justamente por causa das reformas no estádio Mangueirão.

