Home Automobilismo FIA inicia processo e Fórmula 1 pode ter mais equipes no grid a partir de 2024

FIA inicia processo e Fórmula 1 pode ter mais equipes no grid a partir de 2024

Candidatos interessados em entrar na Fórmula 1 serão avaliados e terão que apresentar soluções para reduzir a emissão de carbono

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) oficializou, nesta quinta-feira (2), o início do processo para a entrada de novas equipes no grid da Fórmula 1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com informações oficiais, os candidatos interessados deverão comprovar que têm capacidade técnica e financeira para ingressar e continuar na principal categoria de automobilismo do mundo.

“O crescimento e o apelo mundial da Fórmula 1 estão em níveis sem precedentes”, iniciou Mohamed Sulayem, presidente da FIA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“A FIA acredita que as condições são ideias para partes interessadas, desde que cumpram o critério de seleção para expressarem um interesse formal de entrada no campeonato”, acrescentou o dirigente.

A entrada de novas equipes no torneio, entretanto, não se limita apenas a critérios esportivos.

Os candidatos interessados também vão ter que apresentar soluções para reduzir as emissões de carbono. A meta da Fórmula 1 é zerar as emissões de carbono até 2030.

PUBLICIDADE

“Pela primeira vez na história, como parte das condições de seleção, estamos exigindo que os candidatos descrevam como vão cumprir os objetivos de sustentabilidade da FIA e como eles criariam um impacto social positivo através do esporte”, acrescentou Sulayem.

PUBLICIDADE

“O processo é uma extensão lógica da aceitação positiva do Regulamento de Unidades de Potência da FIA para a Fórmula 1 2026, que atraiu a Audi para a categoria, além de criar interesse de outras potenciais entradas”, finalizou.

Fórmula 1 teria grid maior apenas em 2024

O aumento do grid da Fórmula 1, contudo, só é viável a partir do ano que vem, uma vez que todas as duplas de pilotos titulares de 2023 já estão definidas.

Veja, a seguir, todas as duplas de pilotos titulares de 2023:

  • Red Bull Racing (RBR): Max Verstappen e Sergio Pérez
  • Ferrari: Charles Leclerc e Carlos Sainz
  • Mercedes: Lewis Hamilton e George Russell
  • Alpine: Esteban Ocon e Pierre Gasly
  • McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
  • Alfa Romeo: Valtteri Bottas e Guanyu Zhou
  • Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll
  • Haas: Kevin Magnussen e Niko Hulkenberg
  • AlphaTauri: Yuki Tsunoda e Nyck de Vries
  • Williams: Alex Albon e Logan Sargeant

Better Collective