Casemiro em ação pela Seleção Brasileira. (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
A Seleção Brasileira teve a estreia de Ancelotti no empate em 0 a 0 com o Equador na noite desta quinta-feira (5). Com o italiano, um velho conhecido da torcida voltou a vestir a camisa da Amarelinha após 1 ano e 7 meses. A última vez que Casemiro havia entrado em campo representando o país havia sido na derrota para o Uruguai em outubro de 2023. Mesmo com uma atuação fraca do time, o volante do Manchester United conseguiu se destacar.
Casemiro foi o principal jogador do meio-campo do Brasil na noite desta quinta-feira. O camisa 5 protegeu a entrada da área de Alisson com 9 duelos pelo chão e 4 duelos pelo alto (todos bem-sucedidos). Além disso, o volante não cometeu nenhuma falta no jogo, mesmo com a partida exigindo bastante vigor físico.
Em 90 minutos que ficou em campo, Casemiro só sofreu dois dribles dos equatorianos, mostrando solidez defensiva no meio-campo da Seleção. Mas o que impressionou foi sua disposição para atacar. Casemiro foi responsável por duas das três finalizações do Brasil no jogo. Primeiro ele chutou uma bola na entrada da área que acabou em defesa do goleiro, e depois cabeceou para fora em outra jogada. A outra finalização do time foi com Vinicius Júnior, que chutou em cima do goleiro em um lance dentro da área.
Tempo afastado da seleção brasileira
Depois da partida contra o Uruguai, em outubro de 2023, Casemiro teve uma lesão na coxa que o tirou dos gramados por um tempo. Inclusive, os problemas físicos têm sido um problema para o volante ultimamente. As seguidas contusões, mesmo que não sejam muito graves, limaram a posição do jogador na Seleção, que ficou até de fora da Copa América de 2024.
No entanto, não foram apenas as lesões as responsáveis por tirar Casemiro da Seleção Brasileira. O Manchester United, time do volante, não viveu boas temporadas nesse período, e isso afetou as atuações do meio-campista. Inclusive, nesse meio tempo ele teve alguns problemas com cartões vermelhos em jogos importantes, muito por estar jogando improvisado de zagueiro. Com certeza, as más atuações o tiraram do time de Dorival Junior.
Confiança de Ancelotti traz Casemiro de volta à Seleção
Apesar de o Manchester United ter terminado na 14ª posição da Premier League, Casemiro fez uma temporada mais regular. Foram 42 partidas com a camisa do clube, com 5 gols marcados. Além disso, Ancelotti tem grande confiança no volante, desde os tempos de Real Madrid, onde o camisa 5 era o ponto de equilíbrio do meio-campo e conquistaram muitos títulos. O último deles, a Champions League 2021/22 sobre o Liverpool.
Recentemente, Casemiro até foi cotado internamente para ser capitão da Seleção, mesmo com tanto tempo fora do time. Mas, no fim das contas, Marquinhos seguiu com a faixa no braço. O que não impediu o volante de atuar como um líder dentro de campo contra o Equador. Dois anos mais experiente que o zagueiro, o meio-campista auxiliou o colega várias vezes em conversas com o árbitro Piero Maza.

