Home Futebol Athletico e dupla Ba-Vi vão jogar estadual com equipes sub-23

Athletico e dupla Ba-Vi vão jogar estadual com equipes sub-23

Com calendário apertado, clubes vão usar campeonatos para dar experiência aos jovens e descanso aos profissionais

Paulo Henrique Araújo
Colaborador do Torcedores

Não é segredo pra ninguém que acompanha futebol que os campeonatos estaduais estão em um descrédito cada vez maior. Contudo, seja em virtude de contratos com a televisão, seja em razão do sempre obscuro organismo que sustenta as federações locais, os clubes ainda são “obrigados” a disputar os torneios. 

PUBLICIDADE

Entretanto, o cenário de submissão dos clubes parece estar mudando.  A tendência iniciada pelo Athletico Paranaense em 2013, foi abraçada pelos dois maiores clubes da Bahia e a dupla Ba-Vi vai jogar o Campeonato Baiano de 2020 com suas equipes sub-23. 

Dupla Ba-Vi vai usar a base por motivos diferentes

O Bahia chegou a iniciar a campanha do título estadual de 2019 com o time de aspirantes, mas decidiu incluir os profissionais durante o campeonato. O presidente tricolor, Guilherme Bellintani, já reclamava das cotas pagas pelo estadual. Em 2020, o Esquadrão promete ir até o fim com o elenco sub-23. Até o técnico Roger Machado ficará de fora do Baianão. O tricolor será comandado por Dado Cavalcanti, contratado em 2019 justamente para dirigir o time de transição. 

PUBLICIDADE

O Vitória, por sua vez, tem mais do que apenas razões futebolísticas para colocar os garotos em campo. Em grande crise financeira, o Leão da Barra voltará as atenções para as divisões de base, buscando descobrir talentos que possam ser incluídos na equipe principal que disputará o Campeonato Brasileiro da Série B. O time sub-23 é comandado pelo ex-zagueiro rubro-negro Agnaldo Liz, enquanto que o profissional está a cargo do experiente técnico Geninho.

Único técnico negro na Série A, Roger fala sobre racismo e relação com o Bahia: “Me empoderou”

Jornal revela desejo da UEFA em aumentar número de jogos da Champions

PUBLICIDADE

Os dois rivais devem estrear seus times principais apenas na Copa do Nordeste. A reportagem entrou em contato com o setorista do Vitória pela rádio Excelsior FM em Salvador, Marcelo Góis, que confirmou a ideia do Leão usar seu elenco principal no regional.

Outro jornalista ouvido pela reportagem foi Flávio Gomes, da Tribuna da Bahia. Ele confirmou a tendência, desta vez do Bahia, usar o profissional apenas no Nordestão e Copa do Brasil. 

Com isso, abre-se uma possibilidade maior de uma surpresa no Campeonato Baiano, que é historicamente dominado pelas duas potências da capital. Vale ressaltar, porém, que alguns jogadores que integram o time de transição do Bahia possuem mais de 23 anos, mas ainda não têm lugar cativo no elenco principal.

PUBLICIDADE

Athletico segue planejamento pioneiro

Atual campeão da Copa do Brasil, o Athletico Paranaense repete o planejamento dos últimos anos, exceção feita a 2016, colocando garotos para a disputa do Paranaense. Segundo o Globoesporte.com, o time que disputará o estadual será comandado por Eduardo Barros, um jovem técnico de apenas 34 anos. Já o elenco principal do Furacão ficará treinando sob o comando de Dorival Júnior. 

Flamengo também vai usar a base para iniciar o Carioca

Último clube brasileiro a entrar de férias, o Flamengo também deve utilizar a base no começo do Campeonato Carioca de 2020, já que os titulares só se reapresentam no final deste mês.

O Mengão estreia já neste sábado (18), contra o Macaé. O time que começará o estadual será o sub-20, com o reforço dos garotos que compõem o elenco principal. 

Entretanto, há a possibilidade de que o time campeão da Libertadores, comandado por Jorge Jesus, entre no decorrer da competição, chance que não foi descartada pelo vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz.

PUBLICIDADE

“Vamos lutar para manter essa supremacia aqui no Rio de Janeiro, feliz de disputar este campeonato aqui. Infelizmente, não poderemos jogar com força máxima neste início. Mas nossos jogadores são promissores, estão acostumados a vestir a camisa do Flamengo, a fazer grandes jogos pela equipe, e certamente vão nos representar”, disse Braz ao site Coluna do Fla.

“O Flamengo entra com um time profissional. A responsabilidade é de profissional. Por problemas de agenda, a gente infelizmente teve que postergar as férias dos jogadores, mas a gente gosta da competição, o Flamengo é o maior campeão. A gente espera que, neste ano, possamos mais uma vez conquistar esse título. Os outros times também estão se reforçando, talvez não tanto quanto o Flamengo, mas a gente respeita muito, são 11 contra 11 em campo. Nesse primeiro momento a gente tem a garotada, junto com outros do profissional. Tenho certeza absoluta de que teremos um bom resultado”, completou o dirigente.

 LEIA MAIS:

Vitória: saiba onde assistir aos jogos do Leão da Barra em 2020

PUBLICIDADE

Rossi explica sua escolha de jogar no Bahia e declara estar muito feliz

 

PUBLICIDADE