Home Esportes Olímpicos COI confirma mudança na sede do pré-olímpico de boxe por medo do coronavírus

COI confirma mudança na sede do pré-olímpico de boxe por medo do coronavírus

Evento seria realizado na China já no mês de fevereiro. Mas temores de infecção de atletas fizeram COI mudar sede e data do torneio classificatório

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que o torneio pré-olímpico de boxe vai sofrer alterações importantes. O torneio não será mais realizado na China e não será mais realizado em fevereiro. Agora, o evento foi adiado para o mês de março e vai acontecer na Jordânia. A mudança acontece em meio aos temores de infecções pelo coronavírus. O torneio pré-olímpico aconteceria exatamente na região de Wuhan, o epicentro da contaminação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Dessa forma, o evento de classificação vai acontecer entre os dias 3 e 11 de março na cidade de Amã. A informação foi divulgada pelo próprio COI na tarde desta sexta-feira (24). Havia uma alta expectativa sobre o anúncio desta nova sede. A informação do cancelamento do torneio na China ainda não tinha sido confirmada oficialmente. Mas a agência de notícias japonesa Kyodo News já tinha adiantado a decisão da entidade.

A decisão foi tomada em comum acordo pela Confederação de Boxe da China (COC) e a Força Tarefa de Boxe do COI (BTF). Esta força tarefa está organizando os eventos pré-olímpios ao redor do mundo. Ela está assumindo o papel da Confederação Internacional de Boxe (Aiba). Isso porque a Aiba foi punida pelo COI por uma crise financeira. Seja como for, o COI garantiu que o evento vai acontecer. Os organizadores disseram ainda que estão trabalhando para divulgar todas as informações o mais rápido possível.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O vírus

Desde dezembro do ano passado, os primeiros casos do coronavírus foram detectados na China. De lá pra cá, o número de pessoas infectadas disparou. Até a publicação desta matéria, 26 pessoas foram mortas pela doença. Este número pode aumentar. Isso porque as autoridades chinesas estão divulgando boletins informativos a todo momento. Até agora, mais de 900 casos foram registrados no mundo. Destes, cerca de 890 estão na China, o local que receberia o pré-olímpico.

Não se sabe ainda o que causou essa infecção. Cientistas tem dito que há a chance de que o vírus tenha sido transmitido por um animal silvestre. Mas ainda não há informação de qual seria esse animal nem como teria acontecido a transmissão desta doença. De acordo com cientistas da China, a principal tese é de que tenha sido uma cobra.

LEIA MAIS

World Skate cancela evento na Austrália devido às péssimas condições do ar

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE
Better Collective