Home Futebol Messidependência e viradas históricas na Liga dos Campeões: Sete erros cometidos por Ernesto Valverde no Barcelona

Messidependência e viradas históricas na Liga dos Campeões: Sete erros cometidos por Ernesto Valverde no Barcelona

Demitido do comando técnico do Barcelona, Valverde encerra seu ciclo com o bicampeonato de LaLiga, mas com o peso de ter sofrido duas viradas históricas na Liga dos Campeões. Além disso, os culés dependeram demais de Messi, na última temporada

Fábio Dias
Jornalista formado pela Universidade Nove de Julho, com especialização em Jornalismo Esportivo pela Cursos Prado. Os 140 caracteres do Twitter não estavam sendo suficientes para analisar todos os jogos que o autor acompanha durante a semana. O mundo é uma bola, nada mais justo do que este perfil retratar todas as nuances do esporte mais sensacional que já inventaram. Análises táticas, técnicas e históricas sobre os campeonatos do Brasil e do Mundo, com olhar crítico, aqui no Torcedores.

O Barcelona anunciou a demissão de Ernesto Valverde do comando técnico e, em seguida, a contratação de Quique Setién. Embora tenha deixado o clube na liderança de LaLiga, com 40 pontos (empatado com o Real Madrid), a pressão aumentou depois da derrota na Supercopa da Espanha para o Atlético de Madrid.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva

Esse foi um dos motivos que forçaram a saída do comandante culé. Valverde conquistou duas vezes o Campeonato Espanhol, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha. Faltou, no entanto, a tão sonhada conquista da Liga dos Campeões, que escapou em duas oportunidades de forma incrível.

Confira, então, os sete erros cometidos por Valverde no comando culé:

PUBLICIDADE

1 – Eliminações incríveis na Liga dos Campeões

Apesar de ter sido bicampeão de LaLiga, a grande ressalva do trabalho de Ernesto Valverde ficou na busca pela orelhuda. Isso porque o Barcelona caiu de forma semelhante em duas temporadas consecutivas.

Depois de golear a Roma por 4 a 1 no Camp Nou, o Barça sofreu uma reviravolta no Estádio Olímpico por 3 a 0 e foi eliminado nas quartas de final em 2016-17. Na temporada seguinte, um placar de 3 a 0 contra o Liverpool pavimentou o caminho para a final. No entanto, um surpreendente 4 a 0 em Anfield eliminou o Barcelona na semifinal.

2 – Ser Messidependente até as últimas consequências

Na temporada passada (2018-19), a dependência do Barcelona da genialidade de Messi foi enorme. Foi, inclusive, o que influenciou na escolha de Messi como o Melhor jogador do Mundo pela sexta vez.

Segundo números da própria LaLiga, Messi contribuiu participou de 49 dos 90 marcados pela equipe. Foram 36 gols e 13 assistências, o que significa uma taxa de 54%. Suárez, por exemplo, contribuiu com 30% (ao participar de 27 gols na última temporada). Aliás, 90 gols marcados foi o menor número do clube desde a temporada 2007-08 – dado do Soccerway.

PUBLICIDADE

3 – Problemas para encaixar Griezmann

Em alguns momentos, o pragmatismo de Ernesto Valverde fez do Barcelona um time diferente do que habitualmente costuma ser.

Neste sentido, o técnico encontrou dificuldade para encaixar a contratação mais cara da temporada: Antoine Griezmann. O francês ainda não deslanchou, e tenta encontrar seu espaço. Nos últimos jogos, tem atuado como ponta esquerda, mas sempre com obrigações defensivas para ajudar Alba no setor. São oito gols na temporada.

4 – Defesa instável em 2019-20

Na atual temporada, o Barcelona já sofreu incríveis 23 gols em 19 jogos. A média é superior a um gol por jogo. Na primeira temporada de Valverde, o Barça sofreu 29 gols em todo o campeonato. A queda de desempenho defensivo é clara.

5 – Desempenho menos competitivo longe do Camp Nou

As principais derrotas que marcaram a passagem de Ernesto Valverde no Barcelona aconteceram longe do Camp Nou. Foram na adversidade onde, o time, invariavelmente, competia menos. Foi assim contra Roma e Liverpool na Liga dos Campeões. Também contra o Valencia, no Benito Villamarín, na decisão perdida da Copa do Rei.

PUBLICIDADE

6 – Empate no Cornellà foi sinal

Quando De Jong foi expulso, e o Barcelona ficou com 10 em campo contra o Espanyol, no Cornellà-El Prat, na rodada 19 de LaLiga, Valverde tinha uma decisão a tomar. Recompor o meio-campo e formar duas linhas de quatro para segurar o resultado.

Ele, em contrapartida, decidiu por manter Messi e Suárez em campo. Assim, na reta final, Wu Lei invadiu a área com liberdade pelo lado direito e empatou o dérbi catalão por 2 a 2.

7 – Derrota de virada na Supercopa da Espanha

A derrota para o Atlético de Madrid, na última quarta-feira, parece ter selado o destino de Ernesto Valverde. O Barcelona criou chances para definir o confronto, no entanto acabou penalizado no final da partida na Arábia Saudita.

O revés resultou na busca por um novo técnico. Xavi foi contactado, não aceitou o cargo e, hoje, Quique Setién foi anunciado.

PUBLICIDADE