Home Futebol Carnaval 2020: 7 escolas de samba de torcidas organizadas

Carnaval 2020: 7 escolas de samba de torcidas organizadas

Os quatro grandes de São Paulo estarão representados por suas torcidas organizadas no Carnaval

Matheus Expedito
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. 24 anos.

O Carnaval de São Paulo começa na noite desta sexta-feira no sambódromo do Anhembi, com promessa de um belo espetáculo. Como é tradição há muitos anos, algums torcidas organizadas dos principais clubes do estado têm a sua própria sessão carnavalesca e participam da festa na capital paulista. O Torcedores separou uma lista com algumas dessas escolas de samba.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Dragões da Real

Uma das instituições mais novas do Grupo Especial de São Paulo, a Dragões da Real está em sua nona participação na elite neste ano. Desde que foi campeã do Acesso, em 2011, a torcida organizada do Tricolor Paulista nunca mais caiu de divisão e tem feito apresentações interessantes. Em 2017 e 2019, por exemplo, a escola terminou com a segunda colocação.

Neste ano a Dragões entra no sambódromo às 1h25 da madrugada de sexta para sábado. O samba-enredo deste ano é “A Revolução do Riso: A arte de subverter o mundo pelo divido poder da alegria”.

PUBLICIDADE

Foto: Reprodução / Facebook oficial Dragões da Real

Mancha Verde

A tradicional torcida do Palmeiras também faz belos shows fora dos estádios brasileiros. Neste ano a responsabilidade é um pouco maior, tendo em vista que a Mancha Verde é a atual campeã do Carnaval de São Paulo. A instituição entra no sambódromo logo após a passagem da Dragões da Real, por volta das 2h30. O samba-enredo é: “Pai! Perdoai, eles não sabem o que fazem!”.

Foto: Reprodução / Facebook oficial Mancha Verde

Gaviões da Fiel

Considerada a maior torcida organizada do país, a Gaviões da Fiel também tem uma das histórias mais ricas do Carnaval paulista. Além de ser tetracampeã da Grupo Especial, os alvinegros ainda têm três títulos do grupo de Acesso e mais 12 do Bloco Especial. É bem verdade que a escola não teve muito êxito nas últimas temporadas e ficou ameaçada pelo rebaixamento em algumas dessas edições.

Mas a esperança é retornar às glórias em 2020 com o samba-enredo “Um não sei que, nasce não sei onde, vem não sei como e explode não sei porquê…”.  A apresentação da Gaviões começa à 00h40 da madrugada de sábado para domingo.

Foto: Reprodução / Facebook oficial Gaviões da Fiel

Independente Tricolor

No Grupo de Acesso, a Independente Tricolor tenta subir novamente à primeira divisão após a queda em 2018. A tradicional torcida são-paulina tem uma longa trajetória no Carnaval, mas ainda não conseguiu o mesmo desempenho que outras representantes dos grandes clubes. A escola entra no sambódromo na madrugada de domingo para segunda, às 21h. O samba-enredo é: “Utopia. É preciso acreditar!”.

PUBLICIDADE

Foto: Reprodução / Facebook oficial Independente Tricolor

Camisa 12

Outra que tem forte ligação com o Corinthians, a escola de samba Camisa 12 está no Grupo de Acesso 2 neste ano, considerada a terceira divisão do Carnaval de São Paulo. A agremiação tenta retornar ao Acesso após 14 anos, lembrando que eles nunca integraram a Divisão Especial. O desfile acontece na madrugada de segunda para terça-feira, às 23h20. Os corintianos vão com o samba-enredo “O Pão Nosso de cada dia, nos dai hoje!”.

Foto: Reprodução / Facebook oficial Camisa 12

Torcida Jovem

Também integrante do Grupo de Acesso 2, a Torcida Jovem é a única representante do Santos nas principais esféras dos desfiles paulistanos. Os santistas também nunca passaram pela Divisão Especial e tentam retornar ao Acesso após oito temporadas – a única participação na segunda divisão foi em 2011. O desfile está marcado para 1h da manhã de segunda para terça. O samba-enredo escolhido é: “Prepare seu coração, para as coisas que vou contar”.

Foto: Reprodução / Facebook oficial Torcida Jovem

TUP

A Torcida Uniformizada do Palmeiras (TUP) está no Grupo de Acesso de Bairros 1, que teoricamente é a quinta divisão dos desfiles paulistanos. As instituições desse grupo desfilam na Avenida Alvinópolis, na Vila Esperança. Neste ano a escola palmeirense é responsável por abrir o desfile no domingo (23), com o samba-enredo “O meu oxente carrego com muito orgulho de ser nordestino”.

Foto: Reprodução / Facebook SASP Carnaval

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE