Home Outros Esportes Como Francis Martes pode ter dado adeus a MLB aos 24 anos?

Como Francis Martes pode ter dado adeus a MLB aos 24 anos?

Promessa do Astros e da MLB, Francis Martes falhou no exame de dopping da Major League pela segunda vez em duas temporadas seguidas

Matheus Ornellas
Colaborador do Torcedores.com que cobre os esportes americanos.

Na última segunda feira (17), o Houston Astros foi mais uma vez o centro das atenções da Major League Baseball. Francis Martes, lançador de 24 anos e que está com a franquia desde 2017, testou positivo novamente nos exames antidoping. Como foi a segunda vez que Martes falhou nos testes da MLB, ele foi suspenso por 162 jogos (o equivalente a temporada regular completa). O jogador provavelmente não deve ficar mais com a franquia em 2021 e, após tantos problemas em tão pouco tempo, é difícil apostar que outro time coloque suas fichas no lançador dominicano.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram 

Carreira com o Houston Astros

O lançador chegou a franquia em 2014, após uma troca com o Miami Marlins. Com apenas 18 anos, Francis trilhou seu caminho pelas ligas menores da MLB. Em 2017, sua primeira oportunidade com os Astros aconteceu.

Ele participou de 32 partidas, sendo quatro delas como titular. Durante suas partidas, ele conquistou cinco vitórias e duas derrotas, além de um ERA de 5.80 em 54.1 innings lançados. Após a aparição nas grandes ligas, ele foi reencaminhado para o AAA-Fresno Grizzlies (time das ligas menores), onde encerrou a temporada. Em sua volta para Fresno, ele teve oito aparições, porém somou apenas duas derrotas e um ERA de 5.29.

PUBLICIDADE

Mesmo que seus números não tivessem sido os mais impressionantes (pois ele também havia cedido 31 bases em balls), seus 69 strikeouts e a confiança dos treinadores fizeram com que ele continuasse na franquia em 2018 (com o Fresno Grizzlies).

Cirurgia Tommy John

O procedimento é um dos piores que um jogador de beisebol pode ser submetido. Por envolver o cotovelo, a cirurgia se torna ainda mais problemática para os lançadores.  Logo nas primeiras partidas da temporada, Francis apresentava números ruins, quando a lesão foi constatada em Agosto. Muitos inclusive atribuíram suas atuações ruins a lesão.

Por conta da gravidade da lesão, o lançador perdeu o restante da temporada de 2018 e, com isso, a oportunidade de provar sua melhora para os Astros e a MLB. Mesmo passando por uma das piores cirurgias do beisebol, o jogador tinha apenas 22 anos e ainda era uma grande promessa. Porém, na temporada seguinte, ele teve sua primeira grande suspensão do beisebol.

Antidoping

Em março de 2019, pouco antes da temporada começar, Francis Martes foi pego nos exames de antidoping pela primeira vez. O jogador só estaria apto a jogar em Agosto ou Setembro, quando foi punido com 80 jogos pelo uso de Clomifeno. Mesmo que por conta da lesão ele não poderia jogar por boa parte da temporada, a punição estabelecia que, além dos 80 jogos pré-determinados, o lançador não poderia atuar nos playoffs da MLB daquele ano.

PUBLICIDADE

Após todo esse processo, ele voltou a lançar nas ligas menores. Com o final de 2019, as chances de ele voltar as grandes ligas era uma realidade para os Astros. Porém, Francis se envolveu em um problema ainda maior na última segunda-feira (17). O dominicano testou positivo para Boldenona, uma substância para equinos que pode ser usada para melhorar a performance. Por ser reincidente, o lançador sofreu a punição de 162 jogos, o que equivale a uma temporada.

Futuro de Francis Martes na MLB

O Houston Astros já tem problemas demais na Major League Baseball. A equipe passou por uma grande investigação de roubos de sinais que aconteceram durante a temporada de 2017. Mesmo com a franquia tendo sofrido uma das maiores punições da MLB, jogadores e treinadores tem abertamente questionado a legitimidade do título da equipe. Os problemas com antidoping já seriam uma bandeira vermelha para a situação do lançador. E, se somarmos o problema que ele já sofreu no cotovelo, com o cenário atual da equipe na MLB, Martes provavelmente será cortado.

Em um cenário onde ele seja cortado, o jogador de 24 anos terá problemas para seguir na liga. Ele lançou menos de 25 innings nos últimos dois anos, seja pela lesão ou por conta do antidopoing. Mesmo sendo jovem, é difícil acreditar que em uma liga com tantas opções para sua posição, alguma franquia arriscaria com o dominicano.