Home Futebol Empresários fazem protesto contra mudanças da Fifa

Empresários fazem protesto contra mudanças da Fifa

Empresários se reúnem em Zurique, na Suíça, para protestar contra mudanças impostas pela FIFA na relação entre agentes e clubes

Gabriel Dias
Colaborador do Torcedores.com.

O estádio do Zurique, na Suíça, deverá receber nesta quinta-feira, 13, cerca de 120 empresários que deverão discutir a possibilidade de apresentar uma queixa contra a FIFA na justiça europeia.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A decisão é em protesto as mudanças impostas pela federação para a próxima janela de transferência, que alteram as relações entre empresários e clubes que, segundo a FIFA, objetivam dar mais transparência ao mercado.

De acordo com o presidente da Associação de Agentes de Futebol, Mike Miller, o plano da FIFA deverá retirar mais da metade dos empresários do mercado.

PUBLICIDADE

“A FIFA tomou decisões que vão retirar do mercado mais de metade dos agentes e nem sequer chamou nenhum representante dos empresários para essa discussão”, afirmou Miller.

As mudanças da FIFA impendem, por exemplo, que o mesmo empresário represente dois ou mais envolvidos no mesmo negócio, prática considerada hoje a maior fonte de receita dos empresários. Em resumo, hoje o mesmo agente pode representar o clube vendedor, o comprador e o atleta.

O exemplo mais claro dessa prática foi recentemente protagonizado pelo empresário Mino Raiola, que representava Juventus, Manchester United e Pogba, lucrando cerca de 48 milhões dos 102 milhões na transferência do atleta para o time inglês.

Segundo um estudo realizado pela FIFA, atualmente os clubes desembolsam cerca de pagaram 2,56 mil milhões de euros apenas no pagamento de comissões para empresários.

PUBLICIDADE

Leia mais:

Mino Raiola critica mecanismo de transferências da FIFA: “É uma forma de tráfico humano”

Manchester United se irrita e pensa em veto e “boicote” a Mino Raiola, empresário de Pogba