Home Futebol Estaduais, Europa e até Copa do Mundo: 10 vezes que fenômenos naturais atrapalharam jogos de futebol

Estaduais, Europa e até Copa do Mundo: 10 vezes que fenômenos naturais atrapalharam jogos de futebol

Jogo do Manchester City e outras partidas no futebol europeu tiveram que ser adiados por conta do mau tempo

Daniel Gois
Estudante de jornalismo da Universidade Católica de Santos. No Torcedores desde janeiro de 2017, escreve sobre futebol, basquete, formula 1 e eventualmente games.

A possibilidade de chuvas, ventos fortes e neve fez com que diversas partidas no futebol europeu fossem adiadas, entre elas o duelo Manchester City x West Ham, que seria disputado neste sábado (8), pela Premier League. Não é a primeira vez que os fenômenos naturais atrapalham eventos do futebol mundial. Pensando nisso, o Torcedores separa dez partidas em que isso aconteceu.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Futebol brasileiro

Em janeiro deste ano, as fortes chuvas nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais foram entraves para a realização de dois jogos. Pelo Campeonato Carioca, o Vasco enfrentaria a Cabofriense no dia 30, mas o temporal trouxe problemas à iluminação do Estádio São Januário. A partida foi adiada para a manhã do dia seguinte e o Cruzmaltino perdeu por 1 a 0

PUBLICIDADE

No fim de semana anterior, o duelo Tombense x Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro, estava marcado para o dia 25, mas as chuvas fizeram com que a partida fosse remarcada para 22 de fevereiro.

O Campeonato Goiano é outro estadual a ser afetado pelas chuvas. A partida Crac x Atlético-GO aconteceria neste domingo (9), mas foi adiada para 20 de fevereiro por conta das condições do gramado do Estádio Genervino da Fonseca.

Futebol europeu

A neve é um dos fenômenos naturais que mais afetam os eventos futebolísticos no Velho Continente. Em 4 de dezembro de 2010, o Manchester United enfrentaria o Blackpool fora de casa, pela Premier League, mas a nevasca encobriu o Estádio Bloomfield Road e impediu a realização do jogo naquele momento.

PUBLICIDADE

Os Diabos Vermelhos voltariam a encontrar esse problema em 17 de março de 2018, dessa vez no Old Trafford. Antes do jogo contra o Brighton, pela FA Cup, a comissão técnica precisou varrer a neve que estava sobre o gramado para ter as mínimas condições de jogo. Com a bola rolando, o United venceu por 2 a 0.

A ‘branquinha’ incomodou também o futebol italiano. Em 25 de fevereiro de 2018, a partida Juventus x Atalanta foi adiada minutos antes de começar, após o aquecimento dos atletas, já que as condições do gramado não permitiam a realização do jogo.

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006

As competições da FIFA também foram afetadas pelos fenômenos naturais. Em setembro de 2004, o furacão Ivan foi responsável pelo adiamento da partida São Vicente e Granadinas x São Cristóvão e Névis, pelas Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2006. Os ventos chegaram a 200 km/h e a partida foi atrasada em dois dias.

PUBLICIDADE

Copa do Mundo Feminina

Em setembro de 2007, o tufão Wipha foi responsável pelo adiamento de Brasil x Dinamarca, pela Copa do Mundo Feminina, que estava sendo disputada na China. Posteriormente, a Seleção Brasileira venceu as dinamarquesas por 1 a 0.

Japão

Em março de 2011, as rodadas da primeira e segunda divisão do Campeonato Japonês foram canceladas por conta de um terremoto de 8,9 graus na escala Richter, que provocou um tsunami na costa nordeste do país.

PUBLICIDADE

A Seleção Japonesa tinha compromissos que também foram afetados pelos tremores. No de 16 de março do mesmo ano, a Associação Japonesa de Futebol adiou os amistosos contra Nova Zelândia e Montenegro, que seriam disputados na última semana do mês.

LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL

James Rodríguez “desaparece” do Real Madrid após jogo da Copa do Rei

Marcos Guilherme se diz pronto para decisão na Libertadores: “Ninguém quer ficar de fora”

Premier League pode criar sua própria “Netflix” para transmissão de partidas

PUBLICIDADE

Luxemburgo critica arbitragem por expulsão de Dudu contra a Ponte Preta: “Parecia que o juiz queria se impor”