Home Futebol Vasco e outros clubes reforçam apoio a Marega vítima de racismo em Portugal

Vasco e outros clubes reforçam apoio a Marega vítima de racismo em Portugal

Após insultos, Moussa Marega abandonou a partida entre Vitória de Guimarães e Porto

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O atacante Moussa Marega foi vítima de racismo durante a vitória do Porto por 2 a 1 sobre o Vitória de Guimarães, no Estádio Dom Afonso Henriques, em Guimarães, pelo Campeonato Português. Tudo começou após o francês naturalizado malinês fazer o segundo gol dos Leões. Após a comemoração, ele foi advertido com cartão amarelo pelo árbitro Luis Miguel Branco Godinho.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Além disso, Marega ouvia gritos e músicas racistas quando tocava na bola. Logo depois sinalizar os insultos para a equipe de arbitragem, o jogador decidiu abandonar a partida dez minutos após fazer o gol do Porto. Apesar das tentativas de seus companheiros, do técnico e adversários em mantê-lo em campo, Marega decidiu abandonar a partida e foi substituído logo em seguida pelo técnico Sérgio Conceição.

De acordo com rede de televisão RTP, os jogadores pensaram na hipótese de abandonar a partida, mas a partida foi reiniciada minutos depois. Por outro lado, diversos clubes de futebol se solidarizaram com Marega na internet. Logo após a partida, o Vasco foi o primeiro clube brasileiro a manifestar apoio ao jogador através das redes sociais.

PUBLICIDADE

“Lamentamos por mais um episódio de racismo no futebol, desta vez em Portugal. Somos solidários ao jogador Moussa Marega do Porto vítima de insultos racistas em partida diante do Vitória de Guimarães. Não há espaço para o racismo em nossa sociedade. #RacismoNão.”

Benfica, Braga e Rio Ave, todos de Portugal, reforçaram a campanha contra o racismo em seus perfis oficiais no Twitter. A mensagem foi acompanhada de foto e texto que combatem o preconceito de raça.

A carreira de Moussa Marega

Revelado pelo AS Evry, Moussa Marega, de 28 anos, nasceu em Les Ulis, na França. Filho de imigrantes de Mali, o atacante tem dupla cidadania. Apesar dos diversos convites para defender a seleção francesa, ele optou em representar o país africano. Ele, inclusive, acumula passagens pelo Amiens, da França e também pelo Espérance, da Tunísia.

O atacante está há sete temporadas em Portugal. Ele foi contratado pelo Porto após se destacar pelo Marítimo e Vitória de Guimarães. Lamentavelmente, o jogador foi vítima de racismo justamente no clube onde teve passagem destacada. Afinal, ele marcou 14 gols em 23 partidas com a camisa dos Vitorianos. Além disso, foi eleito o melhor jogador estrangeiro do Campeonato Português na temporada 2016/2017.

PUBLICIDADE

Clubes se solidarizam com Marega

Moussa Marega

Reprodução Twitter /Vasco

Moussa Marega

Reprodução Twitter /Sporting

Moussa Marega

Reprodução Twitter /Rio Ave

Moussa Marega

Reprodução Twitter /Braga

Moussa Marega

Reprodução Twitter /Benfica

 

 

 

 

PUBLICIDADE

 

 

LEIA MAIS: