Home Futebol Alan Shearer é contra entrega de título aos líderes sem finalização das ligas: “Não podem existir vencedores e vencidos”

Alan Shearer é contra entrega de título aos líderes sem finalização das ligas: “Não podem existir vencedores e vencidos”

Possibilidade é considerada diante da pandemia do novo coronavírus, que causou a paralisação de campeonatos pelo mundo; Liverpool tem 25 pontos de vantagem na Inglaterra

Patrick Monteiro
Repórter do Torcedores com passagens por: jornal O Fluminense (Niterói/RJ) e diário Lance. Comentarista e narrador na extinta Rádio Fluminense AM 540, onde apresentou os programas "Futebol Internacional" e "Jornada Esportiva". Ex-colunista do site Chelsea Brasil. Cobriu, in loco, a Copa do Mundo FIFA 2014, incluindo a grande final (Alemanha x Argentina), entre outros eventos, como Rio Open de tênis, Copa Brasil de Vela e Conmebol Libertadores.

Diversas possibilidades são levantadas pela imprensa mundial com relação aos términos dos campeonatos diante da pandemia do novo coronavírus que paralisou, por exemplo, as principais ligas europeias. Sem muitos espaços nos recheados calendários, o adiamento dos jogos pode causar um grande entrave na conclusão dos torneios até a data limite para o fim da jornada, antes das férias dos jogadores e do início da temporada 2020/2021. Na visão de Alan Shearer, existe uma alternativa que não deve sequer ser pensada.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

“Não completar a temporada tem que ser a última hipótese em cima da mesa. Se, e é um grande se, não se conseguir completar a temporada, não podem existir vencedores e vencidos”, opinou ao “The Sun” o ex-atacante da seleção da Inglaterra.

Alguns regulamentos indicam, entre outras opções, em casos como este, disputas eliminatórias envolvendo os primeiros colocados para definir o campeão e os rebaixados. Há também brechas para decretar que a taça fique com o líder de momento do certame. Nesta última situação, o Liverpool venceria a Premier League. Após 29 rodadas finalizadas, das 38 previstas, os reds possuem uma diferença de 25 pontos para o segundo colocado Manchester City.

PUBLICIDADE

“Seria uma grande desilusão para o Liverpool, mas também para outros clubes. Se não se consegue levar a temporada até ao fim, não se pode entregar o título nem rebaixar ninguém”, considerou Shearer, que entende ser “injusto” determinar o time comandado por Jürgen Klopp como dono do troféu sem que a liga seja concluída.

Barcelona (ESP), Juventus (ITA), Bayern de Munique (ALE), Paris Saint-Germain (FRA) e Porto (POR) lideram as principais ligas nacionais do futebol europeu. Assim como o Liverpool (ING), eles podem acabar ficando com o título sem disputarem todas as partidas presentes na tabela.

 

Leia também:

PUBLICIDADE