Home Extracampo Como a Conmebol deverá julgar os atletas de Grêmio e Inter pelas brigas no Gre-Nal

Como a Conmebol deverá julgar os atletas de Grêmio e Inter pelas brigas no Gre-Nal

Atletas do Inter e do Grêmio podem ser julgados pela entidade máxima do futebol sul-americano por conta das confusões no clássico disputado na Arena

Robson Farias
Colaborador do Torcedores.com.

Na última quinta-feira (12) o Rio Grande do Sul e o Brasil parou para assistir o primeiro clássico Gre-Nal da história da Copa Libertadores da América. Além da festa dos torcedores gremistas e colorados, Grêmio e Inter fizeram um bom espetáculo dentro de campo, mas o que deveria terminar como um marco histórico para o futebol gaúcho acabou terminando com cenas lamentáveis.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Jogadores de Grêmio e Inter brigam na Arena

Aos 40 minutos da segunda etapa, jogadores dos dois times começaram um briga que terminou com oito jogadores expulsos, sendo quatro do Inter e quatro do Grêmio.

PUBLICIDADE

Pelo Grêmio, foram expulsos Caio Henrique, Luciano, Pepê e Paulo Miranda (reserva). Pelo Inter, receberam o cartão vermelho Edenílson, Custa, Moisés e Bruno Praxedes (reserva).

PUBLICIDADE

As consequências da briga no Gre-Nal 424

Grêmio

Reprodução

A brirga no clássico Gre-Nal da última quinta-feira trará consequências a Grêmio e Inter. A primeira delas é em relação às multas que os dois times vão ter que pagar. Segundo regulamento da Conmebol, os clubes devem pagar 1.500,00 dólares por cada jogador que for punido na competição com cartão vermelho. Isso dá um total de R$ 28.748,00 a cada um dos clubes.

Além disso, os jogadores envolvidos já estão automaticamente fora do próximo compromisso dos clubes na Libertadores embora a competição esteja suspensa momentaneamente pela Conmebol por conta da pandemia de Coronavirus. O Grêmio não terá quatro jogadores e o Inter seis já que além dos expulsos, outros dois atletas levaram o terceiro cartão amarelo. Do lado gremista, Luciano, Pepê, Caio Henrique nem Paulo Miranda desfalcam o clube. Do lado colorado, Edenilson, Moisés, Victor Cuesta e Praxedes (Cartão Vermelho). Marcos Guilherme e Musto (3º Cartão Amarelo) também não jogam.

Conmebol vai julgar a briga entre jogadores do Inter e do Grêmio

Grêmio

Divulgação / Conmebol

Como a Libertadores não terá jogos nesta semana, é provável que a Conmebol julgue as confusões do Gre-Nal ainda nos próximos dias. Por conta disso, aumenta a possibilidade de que os atletas envolvidos na briga peguem mais do que um jogo de suspensão. Em 2017, em um caso parecido envolvendo briga de atletas, o volante Felipe Melo, do Palmeiras, foi suspenso da Libertadores por seis partidas após brigar com atletas do Peñarol e precisou pagar uma multa de 10 mil dólares. Na ocasião, a Conmebol ainda diminuiu a pena do jogador meses depois para três jogos.

Como será o julgamento da Conmebol

Grêmio

Divulgação / Conmebol

A Conmebol é quem analisa os casos dentro das suas próprias competições. O primeiro passo no caso do Gre-Nal será o recebimento de dois relatórios ao Comitê Disciplinar da entidade máxima do futebol sul-americano. Um feito pelo árbitro da partida, Fernando Rapalini e o outro, feito pelo delegado do jogo, Dário Herrera.

PUBLICIDADE

Depois disso, o Comitê Disciplinar abrirá um processo para aí de fato apurar o que houve e em diante julgar e aplicar as punições. Se isso acontecer, Grêmio e Inter terão a oportunidade de apresentar advogados para defender os seus jogadores. Eduardo Brown, do Paraguai, Amarilis Belisario, da Venezuela, Antônio Carlos Meccia, do Brasil, Cristóbal Valdéz, do Chile, e Diego Pirota, da Argentina, farão parte do Tribunal que irá julgar o caso se o Comitê Disciplinar julgar que seja necessário.

Vale destacar também que a Conmebol julga e pune somente os jogadores que foram expulsos da partida e não todos que participaram da confusão.

Como a Libertadores está adiada por tempo indeterminado, a entidade máxima do futebol possui tempo para avaliar a situação.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE