Home Futebol Conheça Fergus Suter, considerado o 1º jogador de futebol, que ganhou sucesso na Netflix

Conheça Fergus Suter, considerado o 1º jogador de futebol, que ganhou sucesso na Netflix

Serviço de streaming traz produção sobre a história do jogador de futebol escocês

Raffa Carolina
Colaboradora do Torcedores.com.

Na falta dos jogos de futebol, podemos ver algumas obras audiovisuais relacionadas ao esporte, como a nova série britânica “The English Game” (O jogo de cavaleiros, em tradução livre), que conta a história do jogador Fergus Suter. Uma produção do Netflix baseada em fatos reais, dando os primeiros passos no início do considerado futebol moderno no século XIX, no Reino Unido, sendo a luta de classes uma das principais tramas da série.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YoutubeClique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O inglês Kevin Guthrie interpreta o escocês Fergus “Fergie” Suter. Nascido no ano de 1857, em Gloasgow, ele é considerado o primeiro jogador profissional da história, depois de deixar o país natal e assinar com o Darwen English, um time de futebol inglês, em 1878, com 21 anos.

PUBLICIDADE

Na época foi uma transferência que não envolveu milhões de libras. Somente o trabalho e um local para viver como moeda de troca, sendo que foi algo amador, pois não existia contratos profissionais.

Richard McBrearty, um dos responsáveis pelo Museu de Futebol Escocês, explicou como ocorriam as transferências naquela época: “Os jovens das classes trabalhadoras da Escócia tinham uma grande demanda pelos clubes do norte da Inglaterra. O futebol ainda era algo amador, mas se oferecia diversos benefícios para irem para a Inglaterra”.

Fergie desembarcou em Lancashire junto com o também escocês James Love para jogar no Darwen. Eles chegaram às quartas de final da Copa da Inglaterra, onde tinha um privilégio das equipes da elite e não se permitiam as equipes da classe trabalhadora: “Nos primeiros anos, o futebol inglês era popular entre a elite, favorecendo as habilidades individuais sob o trabalho em equipe. Os primeiros ganhadores da Copa da Inglaterra foram: Universidade de Oxford, Old Etonians e Old Carthusians. Existe uma anormalidade extraordinária no futebol, idealizado principalmente pelos colégios públicos em Eton para ser jogado de acordo com as próprias regras, se tornou um jogo que teve regras globais e um jogo que não puderam controlar”, declarou Richard  McBrearty.

TRAJETÓRIA DE FERGUS SUTER NO FUTEBOL INGLÊS

PUBLICIDADE

Uma batalha que é frequentemente retratada durante os episódios da primeira temporada é entre Suter e Kinnaird. O jogador escocês seguiu a trajetória pelo futebol inglês, trocando o Darwen pelo Blackburn Rovers, em 1880, onde ganhou a Copa da Inglaterra por três temporadas seguidas: 1884, 1885 e 1886. Participou somente da primeiro ano do futebol inglês profissional, em 1888 e se aposentou em 1889.

“Bom, não tínhamos um salário fixo, mas falávamos com o tesoureiro do time quando precisávamos, podia atrasar três semanas que não cobravam nada e logo pedíamos 10 libras. Nunca tivemos nenhuma dificuldade”, declarou o próprio Fergus no jornal Lancashire Daily Post de 1902.

Após a aposentadoria, chegou a trabalhar em bares e foi proprietário de um hotel, até que morreu no ano de 1916, vítima de câncer.

A profissionalização do futebol inglês ocorreu no dia 20 de Julho de 1885, após a pressão de diversos clubes.

PUBLICIDADE

Confira abaixo o trailer oficial da Netflix.

LEIA MAIS

Brasileiro revela que Luis Suárez, do Barcelona, ficou “louco” com chance de jogar no Flamengo

BBB 20: Com recado e meme, jogadores do Flamengo e Vinicius Jr. vibram com escapada de Prior do Paredão