O mundo comemora nesta terça-feira (10) o dia internacional do Conservador. Caracterizado no dicionário como aquele que se opõe às mudanças, não aceitando inovações, o título também é utilizado para treinadores com ideias mais simples, prezando por um bom sistema defensivo para não sofrer gols e um ataque eficiente mesmo com poucas chances.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Em um momento em que técnicos ofensivos como Renato Gaúcho, Tiago Nunes, Jorge Sampaoli e Jorge Jesus, os comandantes mais conservadores foram perdendo espaço no mercado da bola. Pensando nisso, o TORCEDORES listou cinco exemplos de treinadores que fizeram sucesso e conquistaram títulos com um time mais defensivo.
Felipão
Campeão do mundo com a seleção brasileira e ex-treinador de Cristiano Ronaldo em Portugal, Luis Felipe Scolari hoje está sem clube e marcado pela derrota por 7 a 1 para a Alemanha na Copa do Mundo. Mesmo sendo campeão brasileiro em 2018, o treinador é chamado de “retranqueiro” e certamente não tem o nome cotado em possíveis chegadas em alguns clubes do país.
Helenio Herrera
Um dos maiores treinadores da história do futebol europeu era argentino e tinha grandes ideias conservadoras sobre o jogo dentro das quatro linhas. Herrera foi bicampeão da Liga dos Campeões com a Inter de Milão e chegou a passar pelo Barcelona.
Diego Simeone
Apesar de não conquistar títulos com o Atlético de Madrid, Diego Simeone chegou duas vezes à final da Liga dos Campeões da Europa. O argentino é o comandante com o trabalho mais longo entre as grandes equipes do mundo atualmente e um dos poucos que tem, em sua principal característica, o jogo defensivo.
Parreira
Antes de Felipão, Parreira foi outro treinador da seleção brasileira que venceu a Copa do Mundo com um estilo de jogo mais defensivo. O treinador comandou Romário, Bebeto, Dunga e sua equipe na conquista do título mundial em 1994 com um 4-4-2 que focava no bom sistema defensivo e o brilho da dupla de ataque.
Fábio Carille
Vindo para mais perto, um treinador defensivo chamou a atenção do Brasil ao vencer o campeonato nacional em sua primeira temporada da carreira: Fábio Carille, ex-Corinthians. Até sair pela segunda vez do time alvinegro no ano passado, o treinador já tinha conquistadoo tricampeonato Paulista e um Brasileirão com três anos de carreira.
LEIA MAIS:
Zé Roberto destaca qualidade de Luxemburgo: “São poucos treinadores que têm essa leitura”
FAQ: Tudo o que sabemos até agora sobre a prisão de Ronaldinho no Paraguai

