Home Futebol Marcelinho no Palmeiras ou no São Paulo? Campanha da FPF com empresa de telefonia quase provocou bizarrice

Marcelinho no Palmeiras ou no São Paulo? Campanha da FPF com empresa de telefonia quase provocou bizarrice

No Dia do Telefone, uma campanha com um craque da década de 1990 é relembrada no Torcedores

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Quem é que não se lembra dos gols e dos lances de Marcelinho Carioca no Corinthians, sempre provocativo com os rivais e muito ligado ao Timão.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Mas já imaginou se uma campanha da FPF, realizada em 1997, colocasse o craque do alvinegro em Palmeiras ou Corinthians, seus maiores rivais? Isso poderia ter acontecido.

No Dia do Telefone, comemorado mundialmente neste dia 10 de março, o Torcedores lembra a bizarrice que foi o Disk Marcelinho, quando a Federação Paulista de Futebol praticamente leiloou o jogador e fez com que as torcidas pagassem por ele.

PUBLICIDADE

Como foi isso?
Revelado pelo Flamengo, Marcelinho foi para o Corinthians em 1994 e foi bem em sua primeira passagem pelo clube, tanto que em 1996 foi comprado pelo Valencia, time que emergia na Espanha.

O jogador, porém, não se adaptou e decidiu voltar no ano seguinte ao Brasil, o que gerou uma série de propostas.

Acontece que a FPF, em parceria com a Embratel, teve uma sacada que para eles era de mestre, mas acabou não sendo tanto assim. A Federação foi até o Valencia e comprou o passe de Marcelinho Carioca, iniciando uma espécie de leião com o jogador.

Daí nasceu o Disk Marcelinho: a FPF passou a divulgar quatro números de telefones para que torcedores ligassem e adquirissem o atleta para seus clubes. O Corinthians, clube no qual o jogador já era ídolo, o Santos, o Palmeiras e o São Paulo, três rivais que Marcelinho já havia provocado, cada um tinha um número para que as ligações fossem feitas.

PUBLICIDADE

Cada ligação custava 3 reais e a FPF entendia que o retorno do investimento de R$7 milhões viesse rápido, mas após os 15 dias de campanha a coisa foi bem diferente.

A Federação ficou com um prejuízo de R$2 milhões e o Corinthians ficou com o jogador de forma praticamente gratuita em 1997. Os corintianos foram 62,5% das ligações, seguidos pelos são-paulinos, com 20,3%, santistas, com 9,5%, e palmeirenses, com 7,7% das chamadas.

A tradicional foto do Disk Marcelinho:

Divulgação/FPF

Leia mais:
Jesus, Neymar e mais: 5 jogadores que já fizeram “comemorações telefônicas”

PUBLICIDADE