Home Futebol Palmeiras, Flamengo e Vasco eram protagonistas na extinta Copa Mercosul; relembre

Palmeiras, Flamengo e Vasco eram protagonistas na extinta Copa Mercosul; relembre

Clubes de São Paulo e Rio de Janeiro marcaram época no torneio da Conmebol

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

A Copa Mercosul foi durante muito tempo o segundo maior torneio da América do Sul. Muitas vezes o torneio é colocado como um precedente da copa Sul-americana. Mas a verdade é que a Mercosul era bem menos abrangente e com um critério de seleção bem mais controverso.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile eram os países que participavam da competição. Dentre esses países eram selecionados os clubes de maior torcida. Os brasileiros Palmeiras, Vasco e Flamengo dominaram a competição, faturando três títulos em quatro edições, sendo que o Palmeiras esteve presente em três finais.

Os Brasileiros na Mercosul

PUBLICIDADE

Palmeiras, Flamengo e Vasco foram os campeões do Brasil. E cada campeão teve sua peculiaridade. podemos ordena-los em início meio e fim.

O início Palmeiras

O Palmeiras vitorioso da era Parmalat já havia conquistado 3 estaduais e 2 Brasileiros, mas ainda não tinha convencido em competições internacionais.

Mas em 1998, na primeira edição da Copa Mercosul, o Palmeiras desencantou, enfrentando o Cruzeiro em três jogos. Perdeu em Minas por 2 a 1, mas venceu em São Paulo por 3 a 1 e 1 a 0.

PUBLICIDADE

Após o título da Mercosul em 1999, o Palmeiras conquistou a Libertadores e passou a ter mais relevância internacional.

O meio Flamengo

O Flamengo vinha de uma fila de títulos relevantes e grandes investimentos. Desde o ataque do século até outros nomes como Zé Maria e Bebeto. Em 1999, o Rubro Negro faturou um Estadual no primeiro semestre, e a Copa Mercosul. Com direito a um 7 a 0 na Universidad de Chile. Em dois jogos eletrizantes contra o Palmeiras, 4 a 3 no Maracanã e 3 a 3 no Parque Antártica.

O Fim Vasco

PUBLICIDADE

O Vasco conseguiu montar um Dream Team no final dos anos 90 para seu centenário. Começando em 1997 com a conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano e terminando na Copa João Havelange de 2000.

Mas o fim dessa era se anunciava na Copa Mercosul de 2000. Embora viesse de grandes jogos naquele ano, nenhum foi como aquela final contra o Palmeiras. 2 a 0 para o Vasco em São Januário e 1 a 0 para o Palmeiras no Parque Antártica.

O terceiro jogo no Parque Antártica foi dramático. O Vasco foi para o vestiário no primeiro tempo perdendo por 3 a 0 e terminou o segundo tempo vencendo por 4 a 3. Assim realizando uma das maiores viradas da história do Futebol. Após a Copa Mercosul, o Vasco ainda conquistaria a Copa João Havelange, mas logo após as vitórias o clube entraria em uma crise que o deixaria um longo período sem títulos relevantes.

Epílogo Flamengo

PUBLICIDADE

Em 2001, o Flamengo já começava a ter seus primeiros problemas que vinham desde 2000. Salários atrasados, jogadores importantes indo embora. Mas mesmo assim conseguiu alcançar a final da Copa Mercosul. Após dois empates com San Lorenzo, o time carioca perdeu nos pênaltis por 4 a 3. O Flamengo só voltaria a uma final de campeonato internacional em 2017, pela Copa Sul-Americana.

LEIA MAIS

Sonho em ser ídolo: Gabriel Menino comemora renovação com o Palmeiras e revela desejo de cumprir contrato até o fim

Dez estrangeiros que tiveram passagens apagadas pelo Flamengo

Saudoso, Castan aguarda retorno dos campeonatos e recorda dificuldade em 2014: “Não sabia se ia voltar a jogar”

PUBLICIDADE