Home Futebol 6 jogadores brasileiros que se tornaram ídolos em outros países da América do Sul

6 jogadores brasileiros que se tornaram ídolos em outros países da América do Sul

Rota é encarada como alternativa por alguns, mas outros optaram por outros países e se tornaram ídolos

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

Não é nada comum que jogadores brasileiros saiam daqui e partam para um país vizinho em busca de uma nova oportunidade na carreira, especialmente pela diferença de valor nas moedas.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Há vários anos, porém, o movimento era quase natural e provocou a idolatria de várias torcidas importantes na América do Sul por jogadores brasileiros.

Veja 6 jogadores que deixaram o Brasil para brilharem em países vizinhos:

PUBLICIDADE

Domingos da Guia – Nacional-URU e Boca Juniors
Pai de Ademir da Guia, maior ídolo da história do Palmeiras, Domingos teve passagens pelo Nacional-URU, entre 1934 e 1935, e pelo Boca Juniors, entre o fim de 1935 de 1936. O zagueiro mostrou toda sua técnica a serviço de ambos os clubes e é reverenciado pelos torcedores de ambos até hoje. Conquistou um Campeonato Uruguaio e um Argentino.

Silas – San Lorenzo
Ídolo do São Paulo, Silas escolheu uma rota alternativa em 1995, quando decidiu aceitar proposta do San Lorenzo, da Argentina, coisa que poucos faziam na época. O meia-atacante foi o grande nome da conquista do Campeonato Argentino daquela mesma temporadas e é até hoje conhecido como um dos grandes camisas 10 da história do clube.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJoM1dxVkNVaSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Delém – River Plate
O jogador deixou o Vasco e chegou ao River Plate em 1960 para fazer carreira no clube argentino e se tornar um dos grandes ídolos da história dos Millonarios. Foram oito anos e uma idolatria sem igual com a torcida do River, que o apelidou de La Momia.

PUBLICIDADE

Paulo Valentim – Boca Juniors
Contemporâneo de Delém, Valentim era o astro do Boca Juniors na década de 1960 e foi o grande nome da equipe de 1960 a 1965, tendo disputado 115 jogos e marcado 71 gols pela equipe. Deixou o clube para voltar ao Brasil e defender o São Paulo, mas ficou conhecido por ser o maior artilheiro do Boca na história do clássico contra o River.

Manga – Nacional-URU
Ídolo do Botafogo e goleiro do Brasil na Copa do Mundo de 1966, Manga foi para o Nacional-URU em 1969 após longa negociação e ficou no clube durante cinco temporadas. Foi tetracampeão uruguaio, campeão da Libertadores, do Mundial, e até hoje é considerado o maior goleiro da história do gigante vizinho.

Jair – Peñarol
Formado no Internacional e tricampeão brasileiro pelo clube, Jair aceitou proposta para defender o Peñarol em 1982. O meia aceitou o desafio e se tornou o cérebro da equipe que conquistou o Campeonato Uruguaio, a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes, sobre o Aston Villa, no mesmo ano.

Leia mais:
Garrincha, Ronaldo e mais: 7 brasileiros que entraram para a seleção da Copa do Mundo em duas edições seguidas

PUBLICIDADE