Home Futebol Van Gaal critica clubes que querem cancelar ligas: “No esporte o vencedor é declarado dentro de campo”

Van Gaal critica clubes que querem cancelar ligas: “No esporte o vencedor é declarado dentro de campo”

Louis Van Gaal é ex-técnico do Ajax, Barcelona e Manchester United

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O holandês Louis van Gaal não poupou críticas aos clubes que desejam o cancelamento das competições ao redor do mundo. Afinal a FIFA determinou a suspensão dos campeonatos a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus. Antes de mais nada, ele não escondeu a insatisfação com a postura dos dirigentes do Ajax que defendem o encerramento do Campeonato Holandês. Em entrevista ao jornal holandês “Algemeen Dagblad”, o ex-técnico da Holanda disse que existem clubes que estão usando a crise da Covid-19 para seu próprio benefício.

PUBLICIDADE

“A UEFA e a FIFA estão dispostas a ajustar o calendário e estender um pouco mais os campeonatos. Agora, devemos nos organizarmos para voltar com tudo após a pandemia. A ideia é inserir alguns jogos durante a semana para que o calendário e os compromissos comerciais sejam cumpridos. Além disso, no esporte o vencedor é declarado em campo”, disparou Van Gaal.

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

A posição da UEFA e da Federação Holandesa de Futebol, que planeja retomar o campeonato na segunda quinzena de junho, não agradou a diretoria do Ajax. Segundo o diretor esportivo do clube, Marc Overmars, ambas as instituições estão colocando os interesses econômicos diante da saúde dos jogadores e de suas famílias devido ao risco de contágio.

PUBLICIDADE

Van Gaal rebateu a declaração do ex-atacante de Ajax e Barcelona e disse que as medidas deveriam ser tomadas em comum acordo apos as autoridades de saúde estabelecerem que o coronavírus foi derrotado.

“O futebol holandes precisa estar alinhado com os órgãos governamentais para tomar uma decisão mais sensata. Dirigentes, treinadores, jogadores, enfim, toda a comunidade esportiva precisa entender que a prioridade é salvar vidas. Mas o Campeonato Holandes pode ser retomado normalmente após o coronavírus ser derrotado”, disse.

Faltando oito jogos para o fim da temporada, Ajax e AZ Alkmaar lideram o Campeonato Holandes com 56 pontos. Porém, o clube de Amsterdam lidera a compeção por ter um saldo de gol superior: 45 x 37.

“Não é possível que, após 25 jogos, seja feito um acordo para o Ajax ser campeão. O AZ Alkmaar tem o mesmo número de pontos e temos três quartos da temporada. Isso não importa? Isso não faz sentido? Não faz sentido”, argumentou.

PUBLICIDADE

Para Loius Van Gaal, a crise causada pela Covid-19 também terá consequências no mercado do futebol. Afinal os clubes irão ficar impossibilitados e fazer transações milionárias na próxima janela de transferências:

“Não acho que veremos transferências com cifras altas na próxima temporada. Os clubes, jogadores e empresários terão de ter sensibilidade para fazer os acordos. O futebol está passando por um momento onde todos terão de se reinventar e principalmente trabalhar muito a fim de evitar a falência dos clubes”, finalizou.

A carreira de Louis Van Gaal

Louis Van Gaal se aposentou do futebol em 2016. O ex-treinador teve passagens vitoriosas por Ajax, Barcelona, Az Alkmaar, Bayern de Munique e Manchester United. Além disso, comandou a Holanda na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Os principais títulos da carreira foram conquistados pelo Ajax: O Mundial de Clubes, a Liga dos Campeões da Europa e a Supercopa Européia na temporada 1994/1995.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ1V2ZERnlDdyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: