Home Futebol 49 jogos de invencibilidade: a temporada histórica do Arsenal de 2003/04

49 jogos de invencibilidade: a temporada histórica do Arsenal de 2003/04

Comandado por Arséne Wenger, Gunners foram contemplados como o segundo time a conquistar de maneira invicta a Premier League e o primeiro em 115 anos

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O berço do futebol mundial também possui seus recordes históricos além de atualmente ser considerada a maior liga do mundo. Um dos maiores clubes da Inglaterra, o Arsenal carrega um recorde que talvez demore para ser alcançado: 49 jogos invictos na Premier League.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Sob o comando de Arsene Wenger, o Arsenal havia terminado a temporada 2002/03 com duas vitórias nas últimas rodadas da Premier League contra o Southampton por 6 a 1 em 7 de maio e diante do Sunderland por 4 a 0 quatro dias depois. Na temporada seguinte, o time que já tinha um elenco de qualidade reforçou ainda mais com Reyes vindo do Sevilla sendo a principal contratação e alguns jovens até então desconhecidos: Cesc Fabregas do Barcelona e Gael Clichy do Cannes. O vestiário dos Gunners ficou completo com o “bonde” francês liderado por Henry, Pires, Bergkamp e Vieira e o brasileiro Gilberto Silva.

Dentro de campo, a qualidade técnica e o estilo de jogo dos jogadores eram facilmente cruzados sem nenhum tipo de empecilho. Foram 38 jogos pela Premier League de invencibilidade com 26 vitórias e 12 empates. Não houve adversários que pudessem atrapalhar o título do Arsenal que ainda traria as marcas de melhor ataque (73) e melhor defesa (26) da temporada. Mesmo adversários como Manchester United, Liverpool, Chelsea e Tottenham não foram páreos para parar o canhão londrino.

PUBLICIDADE

Na temporada seguinte, o Arsenal manteve o pique e mostrou que uma segunda temporada invicta poderia estar acontecendo. Com nove jogos seguidos sem perder, os Gunners lideravam a Premier League com oito vitórias e um empate. No entanto, diante do Manchester United fora de casa a equipe de Wenger acabou sendo derrotada por 2 a 0. Apesar da partida muito disputada, Van Nistelrooy e Rooney marcaram os 73 e aos 90 minutos, respectivamente, para encerrar a invencibilidade do rival. Ao final daquela temporada, o Arsenal ainda perderia outras quatro vezes e ficaria com o vice-campeonato com 12 pontos atrás do Chelsea de José Mourinho.

Números do Arsenal durante a invencibilidade:

Henry foi quem mais atuou com 48 jogos dos 49 do período invicto.

– Durante o período, o camisa 14 foi o artilheiro isolado com 39 gols com o companheiro mais próximo na artilheira sendo Robert Pires com 23 tentos.

– Foram 20 jogos sem sofrer gols durante a invencibilidade. Todos esses com Jens Lehmann no gol dos Gunners, com exceção de um deles que Seaman assumiu as luvas titulares.

PUBLICIDADE

– O time base da campanha histórica tinha: Jens Lehmann; Lauren Mayer, Sol Campbell, Kolo Touré e Ashley Cole; Gilberto Silva, Patrick Vieira, Fredrik Ljunberg e Robert Pirès; Thierry Henry e Dennis Bergkamp.

LEIA MAIS:

Três vezes para o Brasil: veja todos os jogadores que levaram a Chuteira de Ouro da Europa

PUBLICIDADE

Pechinchas! 7 transferências históricas do futebol que não custaram nada aos times

Lacazette, atacante do Arsenal, poderá ser punido após inalar ‘gás do riso’