Home Futebol 6 técnicos que conquistaram o título do Brasileirão por times de fora do G-12

6 técnicos que conquistaram o título do Brasileirão por times de fora do G-12

G-12 é considerado o grande grupo dos grandes do futebol brasileiro, mas alguns times quebram a hegemonia

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Brasileirão não é feito só do famoso G-12, grupo que reúne os quatro grandes clubes de São Paulo, os quatro do Rio de Janeiro, os dois de Minas Gerais e os dois do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Vários clubes já quebraram a hegemonia e fizeram isso sob o comando de treinadores que se tornaram personagens históricos das equipes.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJKN0dOMDJ5WCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Veja abaixo os 6 técnicos que ganharam o Brasileirão por times de fora do G-12:

Geninho (Ifigênio de Freitas Bahiense) – Bahia – 1959
O primeiro “Geninho” da lista foi o responsável pelo título do Bahia em 1959, justamente contra o poderoso Santos que dominava o futebol brasileiro no período. Como jogador foi ídolo do Botafogo e ficou no clube por 14 anos, de 1940 a 1954. Também foi técnico do time carioca apos o título pelo Esquadrão de Aço.

Carlos Alberto Silva – Guarani – 1978
O técnico era um inexperiente educador físico quando foi convidado pelo Guarani em 1978 para dirigir o time na temporada. O treinador fez trabalho impecável e surpreendentemente levou o time, que mostrou para o Brasil jogadores importantes como Careca, Zenon e Renato, ao título inédito do Brasileirão.

PUBLICIDADE

O técnico ainda comandaria os quatro grandes clubes de São Paulo, o Porto e o Deportivo La Coruña.

Ênio Andrade – Coritiba – 1985
O ídolo do Coritiba já era um rodado treinador quando aceitou a proposta para comandar a equipe após deixar o Náutico em 1984. Montou um time sólido e cheio de peças experientes, que sofreram no início, mas passaram por gigantes e chegaram à final contra um surpreendente Bangu. O Coxa bateu o time carioca nos pênalti por 6 a 5, em um Maracanã lotado, e conquistou o inédito título brasileiro.

Após o sucesso o treinador passou por grandes clubes como Internacional, Cruzeiro, Palmeiras e Corinthians antes de encerrar a carreira.

Emerson Leão – Sport – 1987
O ex-goleiro havia se aposentado no início do mesmo ano quando aceitou o convite para comandar o Sport no polêmico Brasileirão de Módulo Amarelo. Os times mais poderosos do Brasil formaram o Clubes dos 13 e decidiram disputar a Copa União, que para eles definiria o campeão brasileiro, mas para a CBF representava o Módulo Verde.

PUBLICIDADE

No fim de ambas as competições, o Verde vencido pelo Flamengo e o Amarelo vencido pelo Sport, as equipes deveriam se enfrentar.

O time carioca se recusou e a CBF reconheceu o time pernambucano como campeão brasileiro de 1987. Até hoje o título da temporada está na Justiça.

Evaristo de Macedo – Bahia – 1988
O ex-atacante já tinha quase duas décadas como treinador de futebol quando aceitou o cargo de técnico do Bahia para a temporada de 1988, logo depois de deixar a seleção do Iraque. Evaristo montou um time com nomes que se tornaram ídolos do Esquadrão, como Charles e Bobô, e se sagrou campeão do Brasileirão ao bater o Inter na final.

Evaristo ainda passaria por gigantes como Vasco, Flamengo e Corinthians antes de encerrar a carreira.

PUBLICIDADE

Geninho (Eugênio Machado Souto) – Athletico Paranaense – 2001
O último título de um time de fora do G-12 no Brasileirão foi em 2001, quando o Athletico Paranaense de Geninho passou por gigantes e bateu o São Caetano na final para conseguir sua inédita taça.

O treinador havia rodado pelo Brasil sem grandes sucessos até chegar ao Furacão, onde se transformou em ídolo e formou um time competitivo, comandado por Alex Mineiro e Kléber Pereira no ataque e Kléberson no meio-campo.

Geninho segue em atividade e atualmente comanda o Vitória.

Leia mais:
Você conhece? Ídolo da Juventus foi único a disputar duas finais de Copa do Mundo por países diferentes

PUBLICIDADE