Home Futebol Campanha de campeão em 77, motivo do Tubarão e mais: veja 10 curiosidades sobre o Londrina

Campanha de campeão em 77, motivo do Tubarão e mais: veja 10 curiosidades sobre o Londrina

Time é um dos mais tradicionais do Paraná

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Londrina Esporte Clube é um dos clubes mais tradicionais do futebol paranaense e já fez campanhas histórias no futebol brasileiro, mas há muito tempo.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ5cHhKdTgzVyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Veja 10 curiosidades que chamam a atenção na história do alviceleste:

Início em mesa de bar
O Londrina está ligado diretamente ao pequeno Nacional-PR, de Rolândia. O idealizador do Londrina foi José Luciano de Andrade, que fundou o clube pouco tempo após fundar o time da cidade vizinha. Em conversa com o médico Wallid Kauss, provocou e disse que uma cidade ainda maior poderia ter um time ainda mais competitivo que o Nacional-PR.

Empréstimos de gigantes
Fundado em 1956, o Londrina foi bem-assessorado desde o início e conseguiu empréstimos de jogadores de grandes clubes do futebol brasileiro. As primeiras ligações dos dirigentes do clube foram para o Flamengo, o Botafogo e a Portuguesa. Alguns dos jogadores que compuseram o primeiro elenco foram Marinho Rodrigues (Flamengo), Tião (Flamengo), Válter (Portuguesa) e Jaime (Botafogo).

Primeiro gol contra o Corinthians, mas não o famoso
O primeiro gol do Londrina foi marcado contra o Corinthians, mas não o gigante da capital paulista e sim o de Presidente Prudente. O autor foi o ponta Alaor, ex-Flamengo, que deixou o placar na igualdade por 1 a 1.

PUBLICIDADE

Quase campeão nos primeiros anos
O Campeonato Paranaense tinha fórmula bem diferente da atual e era disputado em divisão Norte x Sul. O Londrina se mostrou o time mais forte do norte do estado logo no início e venceu o torneio norte em 1960, o que o deu vaga à final contra o Coritiba pela primeira vez, campeão do torneio sul. O time alviceleste perdeu, mas mostrou que chegaria.

Dois anos depois, bateu o gigante
No mesmo sistema, o Londrina mostrou que daria trabalho no Paraná e foi campeão do torneio norte em 1962. Se preparou para encarar o Coritiba e fez do Alto da Glória sua casa. Foi campeão paranaense com vitória por 4 a 2 na casa do adversário.

Times paulistas em Londrina
Os dois grandes rivais locais do Londrina têm – ou tiveram – nomes de times do futebol paulista. A Portuguesa Londrinense existe até hoje, mas disputa a segunda divisão do Campeonato Paranaense, enquanto o São Paulo-PR durou poucos anos, mas deu trabalho ao Tubarão.

Campeão do mundo em 70
O goleiro Ado foi a primeira grande revelação do Londrina. Ficou no clube durante toda a década de 60 e foi para o Corinthians em 1968. Brilhou no Timão e foi convocado para a Seleção Brasileira que disputou e venceu a Copa do Mundo de 1970.

PUBLICIDADE

Quase na final do Brasileirão
O Londrina de 1977 chegou mais longe do que qualquer um imaginava no Brasileirão e por pouco não chegou à decisão. Em um formato que reunia os melhores times da primeira fase em grupos na segunda fase, apenas o líder da chave iria para a semifinal. O Tubarão deixou para trás ninguém menos que Flamengo, Corinthians, Santos e Vasco, a quem venceu em pleno estádio de São Januário, e só parou no Brasileirão porque foi eliminado pelo poderoso Atlético-MG na semifinal.

Dois títulos nacionais
O Londrina conquistou o Brasileirão Série B em 1980, quando o nome ainda era Taça de Prata, e carrega o título como sua maior joia. O time bateu o CSA na decisão ficou com o troféu. Além disso, o time voltou a ser campeão nacional em 2017, quando eliminou Fluminense, Cruzeiro e venceu o Atlético-MG de Fred e Robinho na final da extinta Copa da Primeira Liga.

Por que Tubarão?
Qual é o motivo de um time localizado em uma cidade que fica a vários quilômetros do mar levar o apelido de Tubarão? A explicação é simples e tem mais relação com o medo causado pelo animal do que qualquer coisa geográfica.

O codinome veio do jornalista Victor Grein Neto, que assistiu ao filme Tubarão, de Steve Spielberg, em 1975, e se empolgou com o elenco montado pelo Londrina em 1976. Com isso, publicou no jornal O Estado do Paraná, que “como o Tubarão”, o Londrina engoliria seus adversários. O apelido pegou e o clube leva o apelido até hoje.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Quais jogadores representaram o Brasil e fracassaram no futebol masculino do Pan-2007?