Home Futebol Contratação de Fred divide opinião entre jornalistas que cobriram o Fluminense em 2012

Contratação de Fred divide opinião entre jornalistas que cobriram o Fluminense em 2012

Fred foi símbolo do Fluminense na conquista do Campeonato Brasileiro de 2012

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Com o intuito de fortalecer o elenco, o Fluminense anunciou neste domingo um velho conhecido como reforço para a temporada de 2020: Fred. No entanto, o retorno do atacante é motivo de debate entre torcedores mais desconfiados. Afinal, o técnico Odair Hellmann conseguiu encaixar o time sem um legítimo camisa 9.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Por um lado, Fred já provou sua qualidade em campo com a camisa do Fluminense e da Seleção Brasileira. Por outro lado, existe uma desconfiança em relação ao seu estado físico, estilo de jogo e principalmente a idade que é considerada avançada. Afinal, o atacante tem 36 anos e vive declínio técnico após passagem pelo Cruzeiro.

Por isso, o Torcedores.com entrevistou alguns jornalistas que acompanharam o Fluminense em todos os jogos na campanha que culminou na conquista do Campeonato Brasileiro de 2012. Alguns relembraram que a equipe era mais forte com Fred em campo e que foi fundamental naquela temporada.

PUBLICIDADE

No entanto, alguns repórteres consideram que o torcedor tricolor não pode se iludir com a volta de Fred ao Fluminense. Afinal de contas, já se passaram oito anos desde que o artilheiro viveu o auge e se tornou o maior atacante em atividade no futebol brasileiro.

André Luiz Costa: cobriu o Fluminense pela Rádio Globo

“A liderança do Fred foi importantíssima para a conquista do Tetracampeonato Brasileiro. O atacante não era o único medalhão daquele time, mas era a referência na linha de frente para Deco e Thiago Neves. A verdade é que ele sempre decidiu o jogo. Fred, em boa forma vai fazer muito bem ao Tricolor. Acredito que sua presença dará bons frutos dentro e fora de campo”.

Bruno Azevedo: cobriu o Fluminense pela Rádio Bradesco Esportes

“Prestes a completar 37 anos, Fred está de volta às Laranjeiras trazendo consigo a empatia com o torcedor tricolor e as boas lembranças como artilheiro de um time que conquistou, com méritos, o título brasileiro de 2012. É incrível como a estratégia de repatriar ídolos, geralmente ignorando o “fator tempo”, é utilizada frequentemente no futebol, sobretudo por clubes que atravessam dificuldades financeiras e necessitam, de alguma forma, dar uma satisfação à sua torcida. Fred merece todo respeito por parte da torcida tricolor, uma vez que tem uma longa e honrada folha de serviços prestados ao Fluminense, mas seguramente está longe de representar uma contratação necessária neste momento. Agora é torcer para que sua volta não represente mais um ônus futuramente, situação igualmente comum no mundo da bola e da fantasia”.

Cassiano Carvalho: cobriu o Fluminense pela Rádio Tupi

“Fred é o maior ídolo da história moderna do Fluminense, não tenho medo de errar quando digo que, o anúncio oficial no dia da reprise do último título brasileiro do clube, foi a maior jogada de marketing de um clube nessa pandemia. Mas não sei até que ponto ele pode ajudar dentro de campo, Fred tem apresentados números ruins nas últimas temporadas, teve lesão, e hoje vai encontrar um Evanilson que tem sido muito importante para o Fluminense. O torcedor está feliz, por mais que seja um atleta sem contrato com outro clube, mexeu com o orgulho tricolor”.

PUBLICIDADE

Felipe Santos: cobriu o Fluminense pela Rádio CBN

“O retorno de Fred ao Fluminense faz bem não só aos tricolores, mas ao futebol carioca. Ele tem liderança, ganhou tudo pelo clube. Vai ser referência no vestiário. Capitão dentro do campo e fora dele. Mas vale lembrar que não é o mesmo Fred de 2012, por exemplo. Odair Hellmann vai ter que montar um esquema tático em torno dele, fazer com que a bola chegue nele”.

Gerson Júnior: cobriu o Fluminense pela Rádio Brasil

“Com um contrato de dois anos, Fred certamente encerrará a carreira no Fluminense. O Fred que chega, antes de mais nada, não é o mesmo Fred de 2009, 2011, 2012 ,2014 e 2015. O técnico Odair Hellmann, nesse ínterim, terá que montar um esquema com dois homens de velocidade para que possa alimenta-lo na grande área. A princípio, só  assim acredito que ele possa render neste retorno ao clube”.

LEIA MAIS:

Fluminense observa garotos e Odair Hellmann dará mais chances à base em 2020