Home Futebol Campeões em 2012, jogadores abrem o jogo sobre o retorno de Fred ao Fluminense: “Fundamental na conquista do Brasileiro”

Campeões em 2012, jogadores abrem o jogo sobre o retorno de Fred ao Fluminense: “Fundamental na conquista do Brasileiro”

Pelo Fluminense, Fred conquistou o Campeonato Brasileiro de 2010 e 2012

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Com uma grande história no Fluminense, atuando ao lado de jogadores como Diego Cavalieri, Gum, Deco, Thiago Neves e Rafael Sóbis, o atacante Fred, de 36 anos foi anunciado neste domingo como reforço do Fluminense para a temporada de 2020. Ele será apresentado pelo clube após o fim da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

O artilheiro retorna ao clube após quatro anos quando trocou o Fluminense pelo Atlético-MG. No Tricolor das Laranjeiras, Fred ganhou definitivamente projeção nacional ao ser protagonista na conquista do Campeonato Brasileiro de 2012. Ele balançou as redes inimigas em 20 oportunidades nas 28 partidas que disputou na competição.

Por outro lado, Fred contou com uma verdadeira “Tropa de Elite” para ajudá-lo a alcançar o posto de maior astro do futebol brasileiro naquele ano. Com isso, o técnico Abel Braga se preocupou em formar um elenco mesclando experiência e jogadores da base que pudesse fazer com que o atacante alcançasse seus objetivos pessoais.

PUBLICIDADE

Por isso, o Torcedores.com conversou com alguns jogadores que fizeram parte do elenco do Fluminense na conquista do quarto título nacional. Bruno, Carlinhos, Anderson, Leandro Euzébio e Valência, concordaram que Fred foi fundamental para o Fluminense na conquista do título Brasileiro de 2012.

Bruno (Lateral-direito)

“O Fred foi fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro. Ele dizia que queria muito aquele título, mas que sem o grupo não seria possível vencer a competição. Eu cheguei no clube após uma boa temporada pelo Figueirense em 2011. Ele passava muita confiança porque confiava no meu futebol. Nós tínhamos um entendimento em campo. Por isso, tive o prazer de participar de alguns golzinhos que ele fez em 2012”.

Carlinhos (Lateral-esquerdo)

“Tive o privilégio de conquistar duas vezes o Campeonato Brasileiro pelo Fluminense. Nas duas ocasiões estava ao lado do Fred. Sem sombras de dúvidas, ele é um dos melhores atacantes que joguei na minha carreira. Mas o time de 2012 era uma verdadeira seleção. Por isso, era chamada de ‘SeleFlu’ pela imprensa carioca. Por isso, o Diego Cavalieri, Jean Fred e eu formos convocados pelo Mano Menezes para a Seleção Brasileira”.

Anderson (Zagueiro)

“O Fred estava muito focado e sabia muito bem que apenas o título Brasileiro iria consagrá-lo no Fluminense. Ele dizia para os jogadores de defesa: ‘Garante lá atrás que eu resolvo com a rapaziada lá da frente (Deco, Thiago Neves e Wellington Nem)’. E ele fazia isso mesmo. Em 2012, o Fred foi fundamental porque sabia que só conseguiria chegar lá se pensasse coletivamente”.

PUBLICIDADE

Leandro Euzébio (Zagueiro)

“O Fred teve uma importância defensiva absurda na conquista do Brasileirão de 2010. Lembro até hoje do primeiro treino do Abel (Braga) no Fluminense no começo de 2012. Ele nos reuniu no centro do gramado nas Laranjeiras, olhou para o Fred e disse: ‘A partir de hoje você é o dono da primeira bola cruzada na área. Tira do jeito que você conseguir. Os adversários precisam entender que você também é o dono das duas áreas.’ Posso te falar que tinha muito jogador que não gostava de disputar a bola no alto com ele porque já sabia que ia perder”.

Valência (Volante)

“O Fred é um dos maiores ídolos do Fluminense. Ele fez por merecer estar nesse patamar por tudo o que ele fez pelo clube principalmente em 2010 e 2012. Ele foi importante dentro e fora de campo porque se preocupava com os jogadores. Ele fazia questão de ter um envolvimento com todos até fora do clube. O Fred não diferenciava ninguém por conta de religião, cor ou nacionalidade. Ele foi um grande líder em 2012”.

LEIA MAIS:

Abel Braga, Carlos Alberto Parreira e Cuca: o que eles falam sobre a volta de Fred ao Fluminense?

Fluminense observa garotos e Odair Hellmann dará mais chances à base em 2020

Joia de 16 anos atrai interesse de gigantes do Brasil e é inscrito pelo Macaé para o Estadual