Home Futebol Luan, Neymar e mais: os brasileiros que foram campeões do Rei da América

Luan, Neymar e mais: os brasileiros que foram campeões do Rei da América

Brasileiros tem forte presença no prêmio do jornal El País incluindo a conquista da quarta edição com Bebeto e a última que coroou Gabigol

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O “país do futebol” não poderia não ser destaque em um dos principais prêmios individuais do continentes. Com nove conquistas, o Brasil é o segundo país que mais teve jogadores que levantaram o Rei da América, troféu concedido pelo jornal uruguaio El País desde 1986 para o melhor jogador de futebol da América do Sul no ano.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O “Rei da América” existe desde 1986 e em 34 edições a Argentina foi o país com o maior número de conquistas. Logo atrás está o Brasil que teve 8 jogadores ganhando nove títulos com Neymar sendo o líder em troféus após ser bicampeão em 2011 e 2012 e ficando com o vice-campeonato em 2013, ano vencido por Ronaldinho Gaúcho. O primeiro brasileiro a vencer o título foi Bebeto em 1989 quando atuou por Vasco e Flamengo e conquistou o Brasileirão pelo Cruzmaltino e a Copa América com a Seleção Brasileira.

Outros nomes importantes que conquistaram o Rei da América foram Cafu, Raí e Romário. Todos os jogadores representaram muito bem em seus clubes e foram campeões com a seleção de uma Copa do Mundo. Os dois primeiros conquistaram o torneio mundial após serem coroados no continente em 2002 e 1994, respectivamente, e o baixinho do Vasco da Gama veio a ser campeão com o Brasil antes do título individual, no ano de 1994.

PUBLICIDADE

Na última década, o Brasil dominou as premiações com Neymar encabeçando a lista com dois prêmios. O camisa 11 do Santos foi o principal jogador na campanha do título em 2011 e da semifinal em 2012. No ano seguinte, Ronaldinho Gaúcho brilhou em uma campanha impressionante do Atlético-MG ao conduzir para o inédito título da Libertadores. Em 2017, Luan também foi o principal nome do Grêmio na conquista do Tricampeonato continental com o técnico Renato Gaúcho. No último ano, o Flamengo assombrou o continente pelo futebol apresentado e conquistou a Libertadores e o Brasileirão. Entre os indicados, Bruno Henrique, Arrascaeta e Gabigol figuravam entre os favoritos e ficaram no top-3 com o camisa 9 faturando o troféu.

Confira a lista completa dos campeões do Rei da América:

Bebeto – Vasco/Flamengo em 1989

Raí – São Paulo em 1992

Cafu – São Paulo em 1994

PUBLICIDADE

Romário – Vasco em 2000

Neymar – Santos em 2011 e 2012

Ronaldinho Gaúcho – Atlético-MG em 2013

Luan – Grêmio em 2017

PUBLICIDADE

Gabriel Barbosa – Flamengo em 2019

LEIA MAIS:

São Paulo de 1992 e 1993 mudou percepção de brasileiros com a Libertadores

PUBLICIDADE

De Pelé a Gabigol: os brasileiros que já foram artilheiros da Libertadores

Lado financeiro e calendário apertado transformam estaduais em segundo plano aos clubes grandes do Brasil