Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Philippe Coutinho e mais 9: saiba a situação contratual dos brasileiros em atividade na Bundesliga

Pandemia do novo coronavírus obrigou brasileiro adiar renovação com time da Bundesliga

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Crédito: Divulgação /Bayern de Munique

A Bundesliga, que foi reiniciada com a anuência do governo da chanceler Angela Merkel, está mais pobre em brasileiros. A princípio, o Campeonato Alemão sempre foi palco de grandes craques tupiniquins como Rafinha, Jorginho, Zé Roberto, Dedé, Lúcio, Juan, Júlio César, Paulo Sérgio, Tita, Grafite, Aílton e Élber. Porém, não há um jogador com o papel de protagonista nesta temporada.

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Atualmente, a Bundesliga conta com 10 atletas canarinhos espalhados por sete clubes. O time alemão, que veste verde e amarelo, é o Wolfsburg. O clube, que em temporadas passadas contou com Naldo, Luiz Gustavo, Josué, Diego, Grafite e Marcelinho Paraíba, atualmente tem três brasileiros: o lateral-direito William Furtado, o lateral-esquerdo Paulo Otávio, além do atacante Victor Sá.

O meia Philippe Coutinho, do Bayern de Munique, é o principal jogador brasileiro em atividade na Bundesliga. Porém, o camisa 10 não decolou no clube bávaro com o técnico Hans-Dieter Flick. Por isso, ele será devolvido ao Barcelona. De acordo com a imprensa espanhola, o ex-jogador do Vasco interessa ao Liverpool e Newcastle, ambos da Inglaterra.

Na Alemanha, a exceção de Philippe Coutinho, apenas um brasileiro não tem contrato longo com seus clube. O atacante Raffael, que é vinculado ao Borussia Mönchengladbach, estava negociando a renovação de seu vínculo. Porém, a negociação está estagmada e deve ser retomada após o fim do Campeonato Alemão. Dessa forma, o Torcedores.com fez um levantamento sobre a situação dos brasileiros que atuam na Bundesliga. Confira!

Philippe Coutinho

Revelado pelo Vasco, Philippe Coutinho, de 28 anos, tem contrato até o final da temporada com o Bayern de Munique. O brasileiro disputou 39 partidas e marcou nove gols. Porém, o jogador vem sendo sofrendo críticas da imprensa alemã por não corresponder ás expectativas do clube. Vinculado ao Barcelona até 2023, o jogador não habita os sonhos do técnico Quique Setién e será negociado ao término da temporada.

Raffael

É o brasileiro que há mais tempo está em atividade na Bundesliga. Em 13 temporadas, ele defendeu o Hertha Berlin, Schalke 04 e o Borussia Mönchengladbach. Com a camisa dos “Die Fohlen”, nesse ínterim, ele disputou 199 partidas e marcou 72 gols. Raffael tem contrato até junho com o Borussia Mönchengladbach. De acordo com o jornal “Bild”, o atacante, de 35 anos, negociava a renovação de seu vínculo por mais um ano.

Paulinho

Revelado pelo Vasco, o atacante tem contrato com o Bayer Leverkusen até junho de 2023. Na atual temporada, o brasileiro disputou 13 partidas e marcou três gols. Porém, o jogador não deve seguir no clube. De acordo com o jornal “Gazzetta dello Sport”, Paulinho foi procurado pelo Milan. Ainda segundo a publicação, Paolo Maldini, diretor esportivo Rossoneri, vem mantendo contatos com o empresário do jogador, Carlos Leite, a fim de leva-lo para o futebol italiano.

Wendell

Cria do Iraty (PR), Wendell acumulou passagens por Londrina, Paraná e Grêmio antes de se transferir para o Bayer Leverkusen. O lateral-esquerdo, inclusive, atua pelo clube alemão desde a temporada 2014/2015. Ele, nesse ínterim, disputou 211 jogos e marcou oito gols. O defensor tem contrato até junho de 2021, mas antes da pandemia negociava sua renovação por mais dois anos.

Victor Sá

Revelado pelo Primeira Camisa (SP), clube cujo o proprietário é o pentacampeão Roque Júnior, o atacante é pouco conhecido no futebol brasileiro. Posteriormente, o jogador teve passagens sem brilho pelo Palmeiras. Logo depois, foi atuar no futebol austríaco. Ele passou por Kapfenberger e LASK Linz.  Dessa forma, o jogador se credenciou para atuar no futebol alemão. Victor Sá, que disputa sua primeira Bundesliga, tem contrato com o Wolfsburg até junho de 2023.

Paulo Otávio

Revelado pelo PSTC (PR), o lateral-esquerdo passou por Athletico Paranaense, Coritiba, Santo André, Paysandu e Tombense. Posteriormente, ele atuou pelo LASK Linz, da Áustria e Ingolstadt, da Alemanha. Paulo Otávio ainda está buscando espaço no Wolfsburg. Na atual temporada, ele disputou nove partidas e fez um gol na Bundesliga. No entanto, ele é bem avaliado pela comissão técnica do clube. O defensor, de 25 anos, tem contrato até junho de 2023.

William Furtado

O lateral integrou o grupo que conquistou para o Brasil a medalha de outro nos Jogos Olímpicos Rio-2016. Revelado pelo Juventude, ele atuou por quatro anos pelo Internacional. Logo depois, se transferiu para o futebol alemão. Há três temporadas no Wolfsburg, William Furtado, antes de mais nada, é considerado um dos melhores laterais da Bundesliga. Seu contrato com o clube termina em junho de 2022.

Lucas Ribeiro

Revelado pelo Vitória, Lucas Ribeiro está na sua segunda temporada no futebol alemão. Vinculado ao Hoffenheim, ele tem contrato até junho de 2023. Cotado para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, o defensor disputou poucas partidas desde que se transferiu para o clube. Na atual edição da Bundesliga, Lucas disputou três jogos e fez um gol.

Matheus Cunha

É um dos principais brasileiros em atividade no Campeonato Alemão. Contratado nesta temporada pelo Hertha Berlin, Matheus Cunha marcou três gols em cinco jogos na Bundesliga. O brasileiro tem contrato até junho de 2026. Revelado pelo Coritiba, o jogador soma passagens pelo Sion, da Suíça e RB Leipzig, da Alemanha. O atacante está cotado para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

Iago Borduchi

Revelado pelo Internacional, o ítalo-brasileiro tem contrato com o Augsburg até junho de 2026. Na atual temporada, o lateral-esquerdo fez um gol em nove partidas na Bundesliga. Apesar da pouca rodagem na Europa, Iago é monitorado por clubes da Alemanha, França e Portugal. Considerado um dos defensores mais promissores do futebol brasileiro, o jogador conquistou o Torneio de Toulon, em 2019.

LEIA MAIS: