Home Futebol Volta quando? Veja a previsão de retomada das principais competições

Volta quando? Veja a previsão de retomada das principais competições

Certame alemão pode servir de “laboratório” para a retomada de outras grandes ligas do Velho Continente

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Com a diminuição significativa de casos do coronavírus na Europa, o retorno do futebol começa a se tornar uma realidade após meses. No último fim de semana, a Bundesliga retomou suas atividades e se tornou a primeira grande liga do continente a ter bola rolando.

PUBLICIDADE

Adotando todos os protocolos estabelecidos pelo governo alemão, – entre eles a ausência da torcida nas arquibancadas – a competição teve o seu regresso para as suas últimas nove rodadas. O sucesso ou não do regresso do futebol na Alemanha pode impactar diretamente no retorno de competições como a Premier League, La Liga e o Campeonato Italiano, que já avançam nos bastidores para concluir oficialmente a temporada dentro das quatro linhas.

Entende tudo sobre a Bundesliga? Faça suas apostas nos jogos do Campeonato Alemão na Betfair

Neste cenário, o Torcedores.com traz um balanço de como estão as tratativas em cada um desses países e qual tem sido o posicionamento da Uefa no que se diz respeito ao término da Champions League e Liga Europa.

PUBLICIDADE

Premier League

Suspensa desde o dia 9 de março, a Premier League tem um cenário positivo de regresso após polêmicas e indefinições. Após votação ficou definido que os clubes da elite inglesa poderão retomar aos treinamentos nesta terça-feira (19). Todos os jogadores serão submetidos a uma sequência de protocolos no intuito de garantir a segurança de todos. Em um primeiro instante, as atividades serão limitadas e respeitando um distanciamento.

Devido o cenário de luta contra a pandemia ainda estar intenso, o futebol na Terra da Rainha não tem uma previsão concreta de regresso. No entanto, a organização trabalha para viabilizar o regresso do certame em junho. A maioria dos clubes ainda realizarão nove partidas cada. Por lá, o Liverpool aparece com uma considerável vantagem de 25 tentos em relação ao vice-líder.

Bundesliga

La Liga

O Campeonato Espanhol parece ser o certame mais próximo dos grandes em ter o seu retorno – após Português. Com os clubes já trabalhando em seus respectivos Centro de Treinamentos, – inclusive de forma mais coletiva – o país pode ter bola rolando nas próximas semanas. Segundo o jornal “The Guardian”, a organização tem elaborado nos bastidores um protocolo para restabelecer a competição.

PUBLICIDADE

O periódico aponta que nos planos da liga menos de 200 pessoas trabalharão nos estádio. Além disso, os jogadores e arbitragem teriam que realizar testes para a Covid-19 um dia antes de cada jogo. Apesar deste avanço, a volta do Campeonato Espanhol depende da aprovação do governo. Se as expectativas se cumprirem, o certame pode ter bola rolando no dia 12 de junho, com duelos todos os dias até 31 de julho. Faltam 11 rodadas para o término regular da competição, o e Barcelona figura na liderança, dois tentos na frente do arquirrival Real Madrid.

Bundesliga

Divulgação – Barcelona

Campeonato Italiano

Apesar da volta das equipes aos treinamentos de forma limitada e uma previsão de retorno do certame no dia 13 de junho, a liga italiana não recebeu uma notícia positiva nesta segunda-feira (18). Além dos clubes não serem liberados para trabalhos mais coletivos, a Federação Italiana divulgou um comunicado informando que todas as competições de futebol no país seguem suspensas até o dia 14 de junho. A medida obedece o decreto do primeiro-ministrno Giuseppe Conte, que vetou o regresso das competições no mesmo até esta data, mesmo sem a presença da torcida.

PUBLICIDADE

Além dos quatro jogos que foram remarcados quando os primeiros casos da pandemia foram registrados, o Campeonato Italiano tem 12 rodadas ainda em disputa. E o páreo pela liderança estava quente entre Juventus e Lazio, separados por apenas um ponto.

Bundesliga

Divulgação – FIGC

Campeonato Português

Com números de casos bem inferiores se comparados aos outros principais países da Europa, Portugal já tem data certa para retomar o seu certame da primeira divisão: dia 4 de junho. Por lá a competição foi suspensa no dia 8 de março, e tem uma briga quente e cercada de muita rivalidade entre Porto e Benfica, separados por apenas um tento.

PUBLICIDADE

Champions League e Liga Europa

Em entrevista ao canal televisivo ‘beIN Sports’, o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, afirmou que as duas principais competições do Velho Continente vão acabar dentro das quatro linhas. A entidade que rege o futebol na Europa já tem buscado elaborar protocolos para concluir a temporada, e incentivado ao máximo para que competições não sejam encerradas precocemente como o caso do certame francês.

“Eu posso falar que as competições europeias vão terminar, se tudo estiver como está hoje, em agosto”, revelou Ceferin.

Antes da pausa no futebol, a Champions havia vivenciado metade dos jogos de volta das oitavas de final, mesma fase em que se encontrava a Liga Europa, mas com uma maior quantidade de jogos pendentes.

LEIA MAIS: