Home Futebol 5 jogadores brasileiros que jogaram o Campeonato Alemão e você não sabia

5 jogadores brasileiros que jogaram o Campeonato Alemão e você não sabia

Bundesliga será retomada após mais de dois meses de paralisação em função da pandemia

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

A partir deste sábado (16), às 10h30 (de Brasília), o Campeonato Alemão retomará as suas atividades. Paralisado desde o dia 8 de março por conta do cenário alarmante da pandemia da Covid-19, o certame será o primeiro entre os grandes do Velho Continente a voltar para ter o seu devido complemento.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Neste clima de regresso do futebol, o Torcedores.com resolveu listar cinco jogadores brasileiros que tiveram passagem pelo futebol germânico que talvez você até então não tinha conhecimento. A relação conta com atletas que ainda estão em atividade e outros que já penduraram a chuteira, mas antes passaram pela Bundesliga.

BRUNO HENRIQUE

PUBLICIDADE

Destaque com a camisa do Goiás, Bruno Henrique, que hoje faz sucesso no Flamengo, chegou ao Wolfsburg na temporada 2016/17. Apesar das grande expectativas, o atacante não decolou nos Lobos. Foram apenas 17 partidas disputadas e nenhum gol marcado. Sem o devido protagonismo, Bruno Henrique foi vendido ao Santos no ano de 2017. Brilhou na temporada seguinte, e em 2019 liderou o Flamengo em uma campanha histórica do rubro-negro carioca no Brasileirão e na Copa Libertadores.

FÁGNER

Quem também não deixou muita saudade no Wolfsburg e no futebol alemão foi o lateral-direito Fagner. O jogador que hoje atua pelo Timão chegou antes de Bruno Henrique, mais precisamente na temporada 2012/13. Com 30 jogos realizados e duas assistências, o lateral acabou sendo devolvido por empréstimo ao Vasco. Em 2015, os Lobos efetivaram a venda de Fágner para o Corinthians, equipe esta onde se tornou titular absoluto, e conseguiu ser convocado para a Copa do Mundo da Rússia.

Campeonato Alemão

PUBLICIDADE

THIAGO NEVES

Apesar das grandes expectativas depositadas em sua contratação por parte do Hamburgo, o meia Thiago Neves, que atualmente defende o Grêmio, não deixou saudades no futebol alemão. Tido como um possí

Atualmente no Cruzeiro, o meio-campista Thiago Neves passou pelo futebol alemão na temporada de 2008/09, quando atuou pelo Hamburgo, chegando junto ao Fluminense com o status de substituto do holandês Rafael van der Vaart. Foram nove partidas disputadas com a camisa dos Rothosen, sendo seis pela Bundesliga e três pela extinta Taça da UEFA – atual UEFA Europa League. Thiago não fez grandes feitos em Hamburgo, foram apenas duas assistências, o que o fez procurar novos ares

TINGA

PUBLICIDADE

Um dos protagonistas na emblemática conquista da Libertadores de 2006 com o Internacional, marcando inclusive o gol do título, Tinga se transferiu logo na sequência para o Borussia Dortmund. Seguindo a sua linha exemplar como jogador, o brasileiro conquistou o respeito no clube aurinegro, e nesta lista do Torcedores aparece como o atleta que mais atuou no Campeonato Alemão. Ao todo, o volante defendeu o Borussia em quatro temporadas, com 122 jogos, 12 gols e seis assistências, mas não chegou a conquistar nenhum título.

Mesmo assim, até hoje o ex-jogador é lembrado carinhosamente, e colocado entre os jogadores mais importantes do clube, chegando a participar de eventos.

CÍCERO

Protagonista no Fluminense entre 2007 e 2008, Cícero foi mais um brasileiro que atuou na Bundesliga. Contratado pelo Hertha Berlin, o acumulou 84 partidas, 11 gols e 13 assistências ao longo de duas temporadas. Posteriormente, diferentemente de outros “brazucas” que retornaram ao país, Cícero se transferiu para o Wolfsburg. Apesar das boas expectativas, o meia não conseguiu desempenhar o mesmo futebol apresentado no time da capital nos Lobos e computou apenas 24 jogos, dois gols e duas assistências, figurando muitas vezes no banco de suplentes.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: