5 jogadores brasileiros que jogaram o Campeonato Alemão e você não sabia

Bundesliga será retomada após mais de dois meses de paralisação em função da pandemia

Cido Vieira
Jornalista em formação, e apaixonado por futebol desde criança. No Torcedores.com, trabalho como setorista do Botafogo e futebol nordestino

Crédito: Divulgação - Wolfsburg

A partir deste sábado (16), às 10h30 (de Brasília), o Campeonato Alemão retomará as suas atividades. Paralisado desde o dia 8 de março por conta do cenário alarmante da pandemia da Covid-19, o certame será o primeiro entre os grandes do Velho Continente a voltar para ter o seu devido complemento.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Neste clima de regresso do futebol, o Torcedores.com resolveu listar cinco jogadores brasileiros que tiveram passagem pelo futebol germânico que talvez você até então não tinha conhecimento. A relação conta com atletas que ainda estão em atividade e outros que já penduraram a chuteira, mas antes passaram pela Bundesliga.

BRUNO HENRIQUE

Destaque com a camisa do Goiás, Bruno Henrique, que hoje faz sucesso no Flamengo, chegou ao Wolfsburg na temporada 2016/17. Apesar das grande expectativas, o atacante não decolou nos Lobos. Foram apenas 17 partidas disputadas e nenhum gol marcado. Sem o devido protagonismo, Bruno Henrique foi vendido ao Santos no ano de 2017. Brilhou na temporada seguinte, e em 2019 liderou o Flamengo em uma campanha histórica do rubro-negro carioca no Brasileirão e na Copa Libertadores.

FÁGNER

Quem também não deixou muita saudade no Wolfsburg e no futebol alemão foi o lateral-direito Fagner. O jogador que hoje atua pelo Timão chegou antes de Bruno Henrique, mais precisamente na temporada 2012/13. Com 30 jogos realizados e duas assistências, o lateral acabou sendo devolvido por empréstimo ao Vasco. Em 2015, os Lobos efetivaram a venda de Fágner para o Corinthians, equipe esta onde se tornou titular absoluto, e conseguiu ser convocado para a Copa do Mundo da Rússia.

Campeonato Alemão

THIAGO NEVES

Apesar das grandes expectativas depositadas em sua contratação por parte do Hamburgo, o meia Thiago Neves, que atualmente defende o Grêmio, não deixou saudades no futebol alemão. Tido como um possí

Atualmente no Cruzeiro, o meio-campista Thiago Neves passou pelo futebol alemão na temporada de 2008/09, quando atuou pelo Hamburgo, chegando junto ao Fluminense com o status de substituto do holandês Rafael van der Vaart. Foram nove partidas disputadas com a camisa dos Rothosen, sendo seis pela Bundesliga e três pela extinta Taça da UEFA – atual UEFA Europa League. Thiago não fez grandes feitos em Hamburgo, foram apenas duas assistências, o que o fez procurar novos ares

TINGA

Um dos protagonistas na emblemática conquista da Libertadores de 2006 com o Internacional, marcando inclusive o gol do título, Tinga se transferiu logo na sequência para o Borussia Dortmund. Seguindo a sua linha exemplar como jogador, o brasileiro conquistou o respeito no clube aurinegro, e nesta lista do Torcedores aparece como o atleta que mais atuou no Campeonato Alemão. Ao todo, o volante defendeu o Borussia em quatro temporadas, com 122 jogos, 12 gols e seis assistências, mas não chegou a conquistar nenhum título.

Mesmo assim, até hoje o ex-jogador é lembrado carinhosamente, e colocado entre os jogadores mais importantes do clube, chegando a participar de eventos.

CÍCERO

Protagonista no Fluminense entre 2007 e 2008, Cícero foi mais um brasileiro que atuou na Bundesliga. Contratado pelo Hertha Berlin, o acumulou 84 partidas, 11 gols e 13 assistências ao longo de duas temporadas. Posteriormente, diferentemente de outros “brazucas” que retornaram ao país, Cícero se transferiu para o Wolfsburg. Apesar das boas expectativas, o meia não conseguiu desempenhar o mesmo futebol apresentado no time da capital nos Lobos e computou apenas 24 jogos, dois gols e duas assistências, figurando muitas vezes no banco de suplentes.

LEIA MAIS: