Home Futebol Fora do óbvio: 10 jogadores africanos que fizeram sucesso na Europa e você não lembra

Fora do óbvio: 10 jogadores africanos que fizeram sucesso na Europa e você não lembra

Continente conta com atletas importantes no futebol europeu

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Quando se fala de jogadores africanos na Europa, muitos pensam nos nomes mais óbvios possíveis, como Drogba, Eto’o, os irmãos Touré, entre outros.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Mas outros jogadores africanos marcaram época na Europa e são pouco lembrados pelo público geral.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJnWE80T1RsVCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Veja 10 jogadores do continente que fizeram sucesso no futebol europeu:

Toni Yeboah
O atacante ganês marcou época no futebol alemão nos anos 90 e é ídolo do Eintracht Frakfurt e do Hamburgo. Se somados os dois clubes, disputou 258 jogos no futebol do país e marcou 112 gols.

Samuel Kuffour
O defensor ganês esteve no Bayern de Munique por 12 temporadas, de 1993 a 2005, e disputou 275 jogos pelo clube. Foi campeão da Liga dos Campeões, seis vezes campeão da Bundesliga e cinco da Copa da Alemanha.

PUBLICIDADE

Rabah Madjer
O atacante marcou época no Porto, clube que defendeu entre 1985 e 1991 – com rápida passagem pelo Valencia em 1988. Campeão europeu em 1987, foi três vezes campeão português. Disputou 147 jogos pelo clube e marcou 74 gols.

Thomas N´Kono
O goleiro camaronês abriu o caminho para jogadores africanos da posição no futebol europeu. Ídolo do Espanyol, ficou no clube de 1982 a 1990, sempre como titular. Disputou 251 jogos pelo clube catalão.

Didier Zokora
O volante marfinense sempre foi ofuscado pelos conterrâneos Drogba e Yaya Touré, mas passou por grandes clubes e tem carreira europeia sólida. Fez sucesso na Bélgica, na França, na Inglaterra, na Espanha e na Turquia. Passou por times importantes como Tottenham e Sevilla. É o 10º jogador africano que mais atuou em competições da UEFA, com 78 jogos.

Benni McCarthy
O sul-africano é o maior jogador da história de seu país e ídolo do Porto. Campeão europeu pelo clube e bicampeão português, disputou 125 jogos e marcou 59 gols de 2001 a 2006. Foi bem também no Celta de Vigo e no Blackburn Rovers.

PUBLICIDADE

Mamadou Niang
O atacante senegalês marcou época no futebol francês e se tornou ídolo do Olympique de Marselha, clube que defendeu de 2005 a 2010. Campeão francês pelo clube, disputou 227 jogos e marcou 101 gols.

Charles Kaboré
Um dos poucos em atividade na lista, o jogador de Burkina Faso tem carreira sólida na Europa e passagens vitoriosas por Olympique de Marselha, Krasnodar e Dinamo Moscou, seu atual clube. Na França disputou 179 jogos em cinco temporadas. Na Rússia é titular absoluto e acumula 213 jogos somados em ambos os clubes que passou.

Jérémy Morel
O defensor que defende a seleção de Madagascar fez toda a carreira na França e atualmente defende o Rennes. Passou por Lorient, Olympique de Marselha e Lyon. Tem, somados, 467 jogos na Ligue 1 e 43 aparições em competições da UEFA.

Noureddine Naybet
O zagueiro marroquino marcou época no time do Deportivo La Coruña que foi campeão espanhol e da Copa do Rei e que tinha brasileiros como Djalminha e Mauro Silva como ídolos. Naybet disputou 278 jogos pelo clube entre 1996 e 2004.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Ídolo do Real Madrid ficou fora de Copa do Mundo por se recusar a cortar o cabelo