Home Vida Saudável Vida saudável: aprenda cinco exercícios para melhorar a respiração

Vida saudável: aprenda cinco exercícios para melhorar a respiração

Ter uma respiração correta é de extrema importância para uma vida saudável

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Em tempos de pandemia, a prática de exercícios em casa é uma alternativa muito positiva para ter uma vida saudável. No quesito respiração, as atividades realizadas auxiliam o deslocamento de secreções para serem facilmente eliminadas, melhora a troca de oxigênio, favorece a drenagem torácica, além de ser importante para o pulmão.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Abaixo listamos alguns exercícios que podem ser realizados com a ajuda de um fisioterapeuta ou de forma individual. Vale lembrar que o ideal é ter uma recomendação de um profissional de saúde, uma vez que as atividades vão depender do histórico de saúde.

EXERCÍCIO DE DRENAGEM POSTURAL

PUBLICIDADE

Para realizar esse exercício deve-se deitar em uma superfície inclinada, mantendo a cabeça mais baixa em relação ao corpo. A atividade pode ser feita de 3 a 4 vezes ao dia, durante 30 segundos ou o tempo determinado pelo fisioterapeuta. O exercícios permite que as secreções no trato respiratório se movimentem com maior facilidade, e sejam expelidas através da tosse.

EXERCÍCIOS ABDOMINO-DIAFRAGMÁTICA

Para executar este exercício, coloque a sua mão dominante sobre o umbigo, e a outra mão no peito, na região entre os mamilos. Inspire de forma lenta pelo nariz, elevando de forma progressiva a mão dominante, sem mexer a outra mão. Expire de forma lenta também, com os lábios semi-fechados, e desça a mão não-dominante.

A ação contribui significativamente para uma melhorara no movimentos da parede torácica, aliviando a falta de ar.

PUBLICIDADE

EXERCÍCIO COM SUSTENTAÇÃO DE AR

Neste exercício, deve-se inspirar de forma lenta por um segundo, sustentando a respiração e continuar inspirando por mais dois segundos, e ir evoluindo no quadro gradativo, até soltar completamento o ar.

O intervalo para realização deste exercício é de três minutos. Em caso de tonturas é recomendado parar a atividade para descansar. A ação deve ser realizada de 3 a 5 vezes diariamente.

EXERCÍCIO COM ELEVAÇÃO DOS BRAÇOS

PUBLICIDADE

Sentado em uma cadeira, você deve apoiar as mãos no joelho, encher o peito com ar e ir levantando os braços esticados de forma lenta, até que os membros fiquem acima da cabeça. Na sequência, abaixe os braços e solte todo o ar dos pulmões.

A atividade pode ser realizada deitado e tem o tempo máximo de duração de três minutos.

EXERCÍCIO COM CANUDINHO

Com a ajuda de um canudo sopre o ar para dentro de um copo com água, fazendo bolinhas. Para executar isso, inspire profundamente, sustente a respiração durante 1 segundo e solte o ar para o interior do canudinho. O exercício deve ser repetido 10 vezes e só pode ser realizado sentado ou em pé.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: