Home Tênis ATP, Grand Slams e mais: veja quais são as maiores competições de tênis

ATP, Grand Slams e mais: veja quais são as maiores competições de tênis

Com competições de grande tradição, o tênis tem ganhado cada vez torcedores e praticantes que aumentar o nível do esporte mundial

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O tênis tem ganhado cada vez mais espectadores nos últimos anos com o alto nível que tem sido apresentado em grandes competições. Ao redor do mundo, muitos torneios concentram desde jovens talentos a nomes renomados da modalidade.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI2RkREdjd0QiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Todos os torneios de tênis tem suas particularidades e seus diferentes formatos. Seja na grama ou no saibro, algumas competições se destacam perante outras e são as que reúnem a maior quantidade de estrelas do esporte e aspirantes ao protagonismo.

PUBLICIDADE

Masters 1000

O ATP Masters 1000 é um dos principais torneios de tênis. Com edições em nove cidades pelo mundo, as competições reúnem a elite do tênis mundial que briga por uma das maiores quantidades de pontos diretamente para o ranking mundial. As cidades que recebem o torneio são: Madri, Monte-Carlo, Miami, Indian Wells, Roma, Toronto, Cincinnati, Xangai e Paris.

Grand Slams

Os torneios preferidos dos tenistas são os Grand Slams. Com um nível acima de desempenho e mais de 20 milhões de dólares em premiação, a competição pode render 2 mil pontos no ranking da ATP. As principais edições de Grand Slams são Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open.

PUBLICIDADE

ATP World Tour

Para promover o tênis em todo mundo, a ATP realiza a World Tour, ou em português, a turnê mundial da competição. Com objetivo de descobrir novos nomes, a competição é um dos principais chamarizes de novos talentos. Todos os tipos de quadras são abordados na competição: quadra rápida, saibro e grama. Uma edição extra da competição é acontecida apenas para os oito melhores colocados no ranking da ATP: o World Tour Finals em Milão.

ATP 250 e 500

Para subir no ranking da ATP, os tenistas precisam vencer os torneios da ATP 250 e 500. O nome de cada um significa a quantidade de pontuação que os campeões recebem no ranking da modalidade. Além disso, as premiações são um grande incentivo para que os atletas se mantenham ativos e em busca de crescer para ser um dos maiores nomes do cenário. No Brasil, ocorrem a categoria tem duas edições: o Rio Open e o Brasil Open.

PUBLICIDADE

Copa Davis

A Copa Davis entra na lista dos maiores torneios de tênis do mundo. Com atletas representando suas seleções, a competição serve para colocar jovens talentos e para que grandes nomes possam ter orgulho de vestir as cores do seu país.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Intermináveis! Confira os jogos tênis mais longos da história

Federer x Nadal: quem leva melhor no confronto direto?

Roger Federer é o atleta mais bem pago do mundo em 2020