Home Futebol Zico, Dida, Adriano, Júnior e mais: confira dez jogadores considerados “lendas” na história do Flamengo

Zico, Dida, Adriano, Júnior e mais: confira dez jogadores considerados “lendas” na história do Flamengo

Entre inúmeros ídolos, o Torcedores listou dez “lendas” que fazem parte da gloriosa trajetória do Flamengo

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Símbolo de “raça, amor e paixão”, como cantam seus mais de 40 milhões de torcedores, o Flamengo se tornou um dos clubes mais vitoriosos e conhecidos de todo o planeta, colecionando conquistas, partidas memoráveis, histórias e craques que se consagraram exibindo muito talento dentro das quatro linhas.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Relembre alguns dos melhores momentos de Zico com a camisa do Flamengo; o lendário camisa 10 ganhou todos os títulos com a camisa rubro-negra

 

Confira abaixo dez jogadores considerados “lendas” na rica trajetória do Flamengo, que em novembro completará 125 anos. Ídolos idolatrados pelos torcedores que tão bem representaram a camisa rubro-negra nos campos de futebol do Brasil e do mundo:

PUBLICIDADE

Zico, o maior de todos

Data da foto: 11/1981 Zico, do Flamengo, comemorando gol contra o Cobreloa do Chile, na Final da Taça Libertadores da América de Futebol, no Estádio do Maracanã (Divulgação)

Divulgação

Arthur Antunes Coimbra, mundialmente conhecido por Zico, começou a jogar futebol de salão num time formado por amigos e familiares chamado Juventude, do bairro de Quintino Bocaiúva, no Rio de Janeiro, de onde vem o apelido “Galinho de Quintino”. Estreou pelo time profissional do Flamengo em 1971 e se tornou, de forma incontestável, o maior ídolo da história do clube, conquistando sete Campeonatos Cariocas, três Campeonatos Brasileiros, uma Copa União, uma Copa Libertadores da América e um Mundial Interclubes, além de mais 24 títulos, em 732 partidas disputadas e 509 gols marcados.

Júnior, o “Vovô Garoto”

Júnior no Flamengo (Reprodução)

Reprodução

Leovegildo Lins da Gama Júnior, o “maestro” Júnior é o jogador que mais vezes vestiu a camisa rubro-negra em toda a história com 874 partidas disputadas, mais 77 gols marcados e inúmeros títulos conquistados em 16 temporadas dentro do clube que o revelou. Começou a carreira profissional como lateral em 1974 e encerrou como destaque e comandante da equipe que ganhou o Campeonato Brasileiro de 1992, o quarto de sua carreira.

Dida, a lenda que inspirou o Galinho

Dida no Flamengo (Reprodução)

Reprodução

Natural de Maceió, Dida é o maior jogador da história do futebol de Alagoas e uma das “lendas” rubro-negras que tanto inspirou nada menos que Zico, o ídolo máximo do clube. Meia talentoso, foi destaque no histórico tricampeonato carioca de 1953, 1954 e 1955, além de novamente campeão estadual em 1963 e do Torneio Rio-São Paulo dois anos antes. É também o segundo maior artilheiro do Flamengo com 264 gols em 357 jogos. Na seleção brasileira, fez parte do elenco que ganhou a Copa do Mundo na Suécia em 1958, como reserva de Pelé. Faleceu em setembro de 2002 aos 68 anos.

Petkovic, o ídolo contemporâneo

Petkovic no Flamengo (Divulgação/ Gaspar Nóbrega/ VIPCOMM)

Divulgação/ Gaspar Nóbrega/ VIPCOMM

É chamado na Gávea de “o sérvio mais brasileiro do mundo”. Meia de técnica apurada e exímia capacidade de visão de jogo, Dejan Petkovic chegou ao Flamengo em 2000 e rapidamente caiu nas graças da torcida. Foi o grande destaque no tricampeonato carioca de 1999-2000-2001 e teve participação importante na conquista do Brasileirão de 2009. O histórico gol de falta marcado no Maracanã diante do Vasco, aos 43 minutos do segundo tempo, que selou o título estadual de 2001, ficará marcado para sempre na memória de todos os flamenguistas.

PUBLICIDADE

Zizinho, a referência do Rei

Zizinho no Flamengo (Reprodução)

Reprodução

Tomás Soares da Silva, ou simplesmente Zizinho, estreou entre os profissionais do Flamengo em 1939 e foi o sucessor de Leônidas da Silva no início da década de 40, além de ter sido a principal referência de Pelé, o Rei do Futebol. Protagonista do tricampeonato carioca de 1942-1943-1944, “Mestre Ziza” entrou em campo 318 vezes vestindo a camisa rubro-negra e assinalou 145 gols em 11 temporadas na Gávea. Faleceu em fevereiro de 2002 aos 80 anos.

Adriano, o “Imperador”

Adriano Imperador (Reprodução)

Reprodução

Revelado nas categorias de base do Flamengo, Adriano estreou na equipe principal em 2000. Balançou as redes pela primeira vez na goleada por 5 x 2 sobre o São Paulo em pleno estádio do Morumbi, pelo Torneio Rio-São Paulo, e no mesmo ano foi convocado pelo técnico Emerson Leão para defender a seleção brasileira. O “Imperador” tem duas passagens pelo clube que o revelou, somando 81 jogos e 43 gols, e conquistou os troféus do Campeonato Carioca em 2000 e 2001, da Copa dos Campeões em 2001 e foi o grande destaque e dono da camisa 10 na campanha do título do Campeonato Brasileiro de 2009.

Adílio, “O Brown” driblador

Adílio (Reprodução)

Reprodução

Driblador, criativo e clássico. Assim pode ser definido o futebol do talentoso volante e meia Adílio, criado na base do clube e que vestiu a camisa rubro-negra em 616 oportunidades entre os anos de 1975 e 1987, se tornando o terceiro jogador com maior número de jogos, atrás somente de Júnior e Zico. Marcou 129 gols e conquistou a Copa Libertadores da América e o Mundial Interclubes em 1981, além dos Campeonatos Brasileiros de 1980, 1982 e 1983, entre vários outros títulos.

Leandro, o lendário lateral

Leandro, o "Peixe Frito" (Reprodução/ YouTube)

Reprodução/ YouTube

Considerado um dos maiores laterais-direito de todos os tempos, Leandro também atuava como zagueiro, lateral-esquerdo, volante, meia e até de atacante. Ambidestro, muitos torcedores afirmam que o “Peixe-Frito” tinha mais habilidade que Zico. Revelado nas categorias de base, contabilizou 417 jogos vestindo a camisa do Flamengo e dedicou toda sua carreira profissional ao clube rubro-negro. Marcou 14 gols e conquistou 16 títulos em dez temporadas, entre eles três Campeonatos Brasileiros, a Copa Libertadores da América e o Mundial Interclubes.

PUBLICIDADE

Nunes, o “Artilheiro das Decisões”

Nunes, o "Artilheiro das Decisões" (Reprodução)

Reprodução

João Batista Nunes de Oliveira, mais conhecido por Nunes, “João Danado” ou principalmente o “Artilheiro das Decisões”. Irreverente, folclórico e, como diz seu apelido, mortal na frente do gol. Nunes defendeu as cores rubro-negras por oito anos, disputou 214 duelos e assinalou 99 gols. O lendário centroavante da Gávea balançou as redes em, pelo menos, quatro jogos decisivos que valeram títulos conquistados pelo Flamengo: no Campeonato Brasileiro de 1980, no Carioca e Mundial Interclubes de 1981 e novamente no Campeonato Brasileiro em 1982.

Raul Plassmann, o “Velho” campeão

Raul Plassmann (Divulgação)

Divulgação

Raul desembarcou na Gávea em 1978, vindo de uma longa e destacada passagem pelo Cruzeiro. Vestiu a camisa rubro-negra 228 vezes e se tornou um dos jogadores mais vencedores da história clube ao ter conquistado como titular quatro Campeonatos Cariocas (1978, 1979, 1979 e 1981), três Campeonatos Brasileiros (1980, 1982 e 1983), a Copa Libertadores e o Mundial Interclubes de 1981. O Flamengo sempre teve grandes arqueiros, como Cantarele, Zé Carlos, Gilmar, Clemer e Júlio César, por exemplo, mas Raul Plassmann é considerado por boa parte da torcida como o melhor goleiro do time carioca em todos os tempos.

LEIA MAIS

Você assistiria à reprise de qual desses jogos históricos do Flamengo?

Cantarele, Júlio César, Clemer, Raul e mais: confira os 10 goleiros com mais jogos pelo Flamengo

Você sabe por que as cores do Flamengo são vermelho e preto?

Gabriel jogou? E Michael? Você lembra da última escalação do Flamengo antes da paralisação?