Home Futebol Você sabe por que as cores do Flamengo são vermelho e preto?

Você sabe por que as cores do Flamengo são vermelho e preto?

As cores rubro-negras só foram adotadas pouco mais de um ano depois da fundação do clube; entenda o por quê

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na noite de 17 de novembro de 1895, no casarão de Nestor de Barros, na Praia do Flamengo, seis jovens, entre eles Mário Spíndola e Augusto Lopes da Silveira, se reuniram com a missão de fundar o Grupo de Regatas do Flamengo que, tempos depois, passaria a ser chamado de “Clube”. O objetivo era criar uma equipe de competição para disputas de remo, sendo que a estreia no futebol aconteceu somente em maio de 1912.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Porém, de modo que o aniversário da nova equipe fosse comemorado num dia de feriado nacional, a data oficial de fundação da instituição passou para dois dias antes, ou seja, 15 de novembro, o Dia da Proclamação da República. As cores do novo clube seriam o azul e o amarelo, em homenagem ao céu da Guanabara e às riquezas naturais do Brasil.

No entanto, em assembléia realizada pouco mais de um ano após a fundação, em 23 de novembro de 1896, o então tesoureiro do clube, Felisberto Laport, reportou que os tecidos utilizados para a confecção dos uniformes chegavam da Inglaterra e, portanto, com elevado custo de importação, além de que o azul e o amarelo desbotavam rapidamente em razão do sol e da salinidade da água na Baía de Guanabara.

PUBLICIDADE

Outro fator curioso levantado em questão na época diz respeito ao “Clube de Bronze”, como passou a ser chamado o Flamengo, uma vez que, com as cores originais, a equipe jamais havia vencido uma competição e conquistava, no máximo, o terceiro lugar.

Nestor de Barros, um dos fundadores e o primeiro secretário da história do Flamengo, sugeriu então a mudança das cores para vermelho e preto, com a certeza de que a partir daquele momento as conquistas da medalha de ouro seriam frequentes, deixando para trás a fama de “Clube de Bronze”.

O grupo atualizou o estatuto com a introdução das cores rubro-negras, além de também alterar o escudo, o uniforme e a bandeira, que manteve as 12 listras horizontais, mas intercaladas com as cores preta e vermelha. Das duas âncoras, restou apenas uma e foram acrescentados remos com as iniciais. Diante de seu crescimento, em outubro de 1902, veio a transformação para Clube de Regatas do Flamengo.

Em 2010, o Flamengo jogou algumas partidas utilizando seu uniforme número com as três primeiras cores do clube, o azul e o amarelo; pelo estatuto, a camisa só pode ser usada em jogos fora do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/ Site oficial do Flamengo)

Na temporada de 2010, o Flamengo jogou algumas partidas utilizando seu uniforme número três com as primeiras cores do clube, o azul e o amarelo; pelo estatuto, a camisa só pode ser usada em jogos fora do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/ Site oficial do Flamengo)

LEIA MAIS

Monte o melhor time rubro-negro de todos os tempos

Gabriel jogou? E Michael? Você lembra da última escalação do Flamengo antes da paralisação?

Você lembra o placar desses jogos do Flamengo em 2020? Faça o teste!

Toninho Cerezo indica contratação de Gabigol para times italianos: “Se desenvolveu na segunda experiência no Brasil”