Home DESTAQUE Ex-Corinthians revela que deixou o futebol inglês por conta do racismo: “Fui algemado e jogado no chão”

Ex-Corinthians revela que deixou o futebol inglês por conta do racismo: “Fui algemado e jogado no chão”

Kazim, ex-atacante do Corinthians nasceu na Inglaterra e no início da carreira defendeu times do futebol inglês, onde acabou saindo por episódios de racismo

Eduardo Suguiyama
Eduardo Suguiyama é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado).

Nesta quarta-feira (10), o jornal Mirror divulgou uma entrevista com o atacante Kazim, onde o inglês naturalizado turco relatou diversas dificuldades e momento desagradáveis de racismo na Inglaterra nos mais diversos meios e pessoas.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ4QUpCcHpuSCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ=]

Siga o Torcedores também no Facebook

O “Gringo da Fiel” como ficou conhecido no Brasil após atuar pelo Corinthians, Kazim é um daqueles futebolistas que tem uma série de naturalidade, é inglês, mas se naturalizou turco, é casado com uma brasileira e fala bem o português.

PUBLICIDADE

Grande parte de sua vida foi na Inglaterra, onde começou o futebol, mas se viu obrigado a deixar a Terra da Rainha após inúmeros episódios de racismo, como revelou ao Mirror.

“Sofri abusos nas mãos de torcedores, professores, policiais, treinadores e gerentes e sistemas políticos durante toda a minha vida.

“No dia seguinte ao retorno após o retorno da Euro 2008, fui algemado e jogado de bruços no chão em Walthamstow, leste de Londres. Para quê? Dirigindo um bom carro e ajustando a descrição. Isso sem eu dizer uma palavra pela primeira vez. É claro que não fui acusado ou preso, principalmente porque não havia feito nada errado”, desabafou.

George Floyd

Ativo na luta contra o racismo, o atacante também se posicionou sobre o caso que foi o estopim no mundo: “Você deve estar preparado e disposto a lutar todos os dias da sua vida, em todos os momentos, por todos os meios necessários naquele momento. Eu sempre fiz isso”.

PUBLICIDADE

Kazim

O atacante passou por grandes times na Inglaterra: Queens Park Rangers, Arsenal, Bury, Brighton & Hove Albion, Sheffield United e Blackburn. O jogador também defendeu as cores do Fenerbahçe, Toulouse, Galatasaray, Olympiakos, Bursaspor, Feyenoord, Celtic, Lobos BUAP, Veracruz e Pachuca.

No Brasil, o avançado atuou pelo Coritiba (2016) e pelo Corinthians (2017-2018).

LEIA MAIS