Home Futebol O que é La Mano de Dios, de Maradona? Veja detalhes da história

O que é La Mano de Dios, de Maradona? Veja detalhes da história

Em entrevista recente, Pibe trouxe bastidores do tento polêmico marcado mais há três décadas

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Maior jogador da história do futebol argentino, Diego Armando Maradona teve uma carreira marcada por atuações mágicas, mas sempre teve a polêmica por perto, dentro e fora das quatro linhas. Herói da segunda conquista do hermanos na história das Copas do Mundo, o Pibe de Ouro, roubou a cena justamente no Mundial de 1986, anotando um gol com a mão.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O jogo em questão ocorreu nas quartas de final, quando a Albiceleste encarava a Inglaterra. Aos seis minutos do segundo, no Estádio Azteca, após falha do zagueiro Steve Hodge, a bola ficou em disputa entre o pequenino Maradona e o goleiro Peter Shilton. Malandramente, o Pibe colou o braço próximo do corpo e com ele deu um leve toque para mandar a bola para as redes dos britânicos, estava aberto o marcador.

Mesmo com toda a revolta dos jogadores ingleses, o árbitro da partida, Ali Bin Nasser, da Tunísia, validou o tento da Argentina. Minutos mais tarde, o Pibe tratou de enfileirar a defensiva da Inglaterra, driblando seis marcadores, para ampliar o placar no estádio Azteca. O tento ficou conhecido com o “Gol do Século”. Antes do apito afinal, a Inglaterra descontou, mas o dia era mesmo de Maradona.

PUBLICIDADE

A alcunha de La Mano de Dios para definir o tento se deve justamente à declaração dada por Maradona ao ser questionado se o gol havia sido com a mão. Polêmico e irreverente, o Pibe bradou: “Eu marquei um pouco com a cabeça, e um pouco com a mão de Deus”.

BASTIDORES

Em entrevista concedida ao  “AFA Play”, plataforma on demand da seleção argentina neste ano, o ex-jogador que atualmente comanda o Gimnasia La Plata, deu alguns detalhes dos bastidores do fatídico dia.

– Todos os jogadores da defesa eram grandes. Sansom, por exemplo, que me deu o passe, queria jogar a bola para trás, porque naquele tempo existia recuar e seguir. Então quando eu vi que a bola subia, subia, subia, pensei que não alcançaria nunca. Torcia para ela cair e minha ideia foi meter a mão e a cabeça – disse o argentino.

Maradona revelou que o companheiro Sergio ‘Checho’ Batista, no momento do lance, perguntou se ele havia marcado o gol com a mão, e foi prontamente retrucado pelo Pibe.

PUBLICIDADE

– Cala a boca, idiota. Me abraça. Cala a boca e me abraça – disse o camisa 10.

Após passar pela Inglaterra, a Albiceleste superou a Bélgica nas semis pelo placar de 2 a 0, e faturou o seu segundo título em Copas  batendo a Alemanha Ocidental na finalíssima por 3 a 2.

 

LEIA MAIS: