Home Futebol O que é La Mano de Dios, de Maradona? Veja detalhes da história

O que é La Mano de Dios, de Maradona? Veja detalhes da história

Em entrevista recente, Pibe trouxe bastidores do tento polêmico marcado mais há três décadas

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Maior jogador da história do futebol argentino, Diego Armando Maradona teve uma carreira marcada por atuações mágicas, mas sempre teve a polêmica por perto, dentro e fora das quatro linhas. Herói da segunda conquista do hermanos na história das Copas do Mundo, o Pibe de Ouro, roubou a cena justamente no Mundial de 1986, anotando um gol com a mão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O jogo em questão ocorreu nas quartas de final, quando a Albiceleste encarava a Inglaterra. Aos seis minutos do segundo, no Estádio Azteca, após falha do zagueiro Steve Hodge, a bola ficou em disputa entre o pequenino Maradona e o goleiro Peter Shilton. Malandramente, o Pibe colou o braço próximo do corpo e com ele deu um leve toque para mandar a bola para as redes dos britânicos, estava aberto o marcador.

Mesmo com toda a revolta dos jogadores ingleses, o árbitro da partida, Ali Bin Nasser, da Tunísia, validou o tento da Argentina. Minutos mais tarde, o Pibe tratou de enfileirar a defensiva da Inglaterra, driblando seis marcadores, para ampliar o placar no estádio Azteca. O tento ficou conhecido com o “Gol do Século”. Antes do apito afinal, a Inglaterra descontou, mas o dia era mesmo de Maradona.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A alcunha de La Mano de Dios para definir o tento se deve justamente à declaração dada por Maradona ao ser questionado se o gol havia sido com a mão. Polêmico e irreverente, o Pibe bradou: “Eu marquei um pouco com a cabeça, e um pouco com a mão de Deus”.

BASTIDORES

Em entrevista concedida ao  “AFA Play”, plataforma on demand da seleção argentina neste ano, o ex-jogador que atualmente comanda o Gimnasia La Plata, deu alguns detalhes dos bastidores do fatídico dia.

– Todos os jogadores da defesa eram grandes. Sansom, por exemplo, que me deu o passe, queria jogar a bola para trás, porque naquele tempo existia recuar e seguir. Então quando eu vi que a bola subia, subia, subia, pensei que não alcançaria nunca. Torcia para ela cair e minha ideia foi meter a mão e a cabeça – disse o argentino.

PUBLICIDADE

Maradona revelou que o companheiro Sergio ‘Checho’ Batista, no momento do lance, perguntou se ele havia marcado o gol com a mão, e foi prontamente retrucado pelo Pibe.

PUBLICIDADE

– Cala a boca, idiota. Me abraça. Cala a boca e me abraça – disse o camisa 10.

Após passar pela Inglaterra, a Albiceleste superou a Bélgica nas semis pelo placar de 2 a 0, e faturou o seu segundo título em Copas  batendo a Alemanha Ocidental na finalíssima por 3 a 2.

 

LEIA MAIS:

Better Collective